A UNECS é formada por sete das maiores instituições brasileiras representativas da área do comércio e serviços
Em reunião realizada nesta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, os representantes da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) aprovaram a criação do Instituto UNECS e de mais 19 pautas infra legais, entre decretos e portarias, com objetivo de defender e destravar o setor de comércio e serviços.
“Depois da união das entidades, identificamos a necessidade de criar algo de mais representatividade para atender os interesses comuns de setores tão imprescindíveis para o desenvolvimento do país”, destacou o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.
Para o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior, a criação do instituto é uma evolução natural do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos dois anos e abre espaço para a chegada de novas instituições à UNECS. “Esse importante passo formaliza o trabalho conjunto de sete grandes entidades representativas do setor de comércio e serviços. Nosso objetivo é trabalhar, por meio das pautas comuns, para que empreender no Brasil seja cada vez mais simples e para que nosso País possa dar um salto de produtividade”, afirma.
O Instituto UNECS terá sede em Brasília e deve iniciar suas atividades em janeiro de 2017. A previsão é de que também promova pesquisas e divulgue dados, indicadores estatísticos econômicos, sociais e mercadológicos para subsidiar as atividades da instituição, além de atores públicos e privados.
UNECS
Criada em 2014, a UNECS é formada por sete das maiores instituições brasileiras representativas da área do comércio e serviços: Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
Fonte: Abrasel