Desempenho de vendas em Minas é revisto com expectativa de Natal melhor
Enquanto muitos setores sofrem com os efeitos da crise econômica, os supermercadistas mineiros foram surpreendidos com o desempenho das vendas em 2016 e anunciaram ontem uma nova meta de crescimento para o ano três vezes maior do que a inicialmente prevista. O setor, que em janeiro estimava um incremento no comércio da ordem de 0,5%, agora espera fechar dezembro com uma alta real de 1,8% nas vendas. A revisão para cima da projeção foi divulgada pela Associação Mineira de Supermercado (Amis), na abertura da 30ª edição da Superminas, a maior feira do varejo alimentício no Estado, que prossegue até amanhã, no Expominas, em Belo Horizonte.
Os resultados acima do esperado dão um novo fôlego para o segmento, que já visualiza um Natal mais rentável que o do ano passado. Segundo sondagem feita pela Amis, os empresários de Minas Gerais preveem um volume de vendas de fim de ano 4,5% maior do que o registrado em 2015. E para atender ao aumento da demanda durante as festividades de dezembro, os supermercadistas planejam abrir 3 mil postos de trabalho temporário. No ano anterior, foram 2,5 mil vagas.
O presidente da Amis e sócio-fundador da rede Verdemar Supermercado e Padaria, Alexandre Poni, associa o crescimento, mesmo diante do cenário adverso, ao processo de modernização por que tem passado o setor. Já as projeções otimistas para o restante do ano, de acordo com Poni, são reflexo da retomada da confiança que começa a acontecer entre os consumidores.
“Estamos tentando enfrentar esta crise com inovação e melhoria das lojas. O consumidor hoje está mais exigente, procurando ambientes melhores, produtos diferenciados. A forma de consumo mudou e tenho certeza que as lojas de supermercados têm de acompanhar essas transformações. Então o crescimento vem desse clima. A gente espera ter saído desse momento conturbado da política do País e acho que isso vai favorecer bastante as vendas no fim do ano”, afirma Poni.
Com a nova meta de expansão para 2016, a expectativa da Amis é de que o setor no Estado obtenha um faturamento anual de R$ 34,1 bilhões, em 7.095 lojas, e crie 5 mil empregos diretos. A estimativa da entidade para este ano aponta que os supermercadistas mineiros devem investir o equivalente a R$ 250 milhões em abertura e reformas de lojas. Em nível nacional, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) projeta um incremento das vendas para o segmento em torno de 0,7%.
Negócios - A 30ª edição da Superminas espera movimentar R$ 1,45 bilhão em volume de negócios diretos e indiretos. O principal objetivo do evento é projetar a indústria mineira no cenário nacional e internacional, gerar oportunidades, além de orientar os setores supermercadista e de panificação sobre o que há de mais moderno em termos de tecnologia, equipamentos, entre outros itens. Durante a feira serão lançados 349 produtos.
O presidente do Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão) - que organiza a feira juntamente com a Amis -, José Batista de Oliveira, avalia o evento como uma ponte entre o fornecedor e o varejo e destaca que este é o momento ideal de otimizar essa relação. Segundo ele, a expectativa do segmento da panificação é por crescimento real no faturamento em 2016 em torno de 0,5%. Para o Natal, as projeções também são de alta.
“Esperamos uma elevação de 10% do faturamento no Natal, porque na panificação há questões sazonais que influenciam como maior procura por assados e bebidas. No entanto, não devemos ter aumento de contratações”, revela Oliveira, que lembra que o segundo semestre de 2016 já indica uma reação do setor em termos de vendas.
“A gente nota que o ponto nevrálgico é a confiança, e acho que ela já se estabeleceu com essa mudança política. Com isso, queremos a partir de agora gerar crescimento”, completa o presidente da Amipão.
De acordo com dados levantados pela Amis, o faturamento conjunto dos segmentos supermercadista e da panificação representa aproximadamente 10% do Produto Interno Bruno (PIB) mineiro, algo em torno de R$ 42 bilhões.
Fonte: Jornal Diário do Comércio de Minas