A Abracen (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimentos) e a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) reuniram-se para discutir sobre parceria, com o objetivo de promover atividades que as duas entidades têm em comum, principalmente na área de frutas, legumes e verduras (FLV). A reunião aconteceu no último dia 26 de agosto, na capital federal. No encontro, o responsável pela Abracen em Brasília, Jusmar Chaves, apresentou ao diretor da Abras, Alexandre Seabra, as formas que essa parceria pode ser concretizada, além de abordar as ações do Prohort (Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro) que podem contribuir para o desenvolvimento de futuros projetos, como por exemplo, a padronização, a classificação e a rotulagem dos produtos comercializados, além dos estudos de embalagens.
Convênio de cooperação técnica, programas sociais, desenvolvimento sustentável, rastreabilidade e combate ao desperdício dos hortigranjeiros foram os destaques das idéias desenvolvidas na reunião entre as duas associações. Para Seabra, a Abracen pode ser uma porta para efetivar e dar sustentabilidade ao ramo varejista, quando se trata do setor de FLV. “O universo dos supermercados é muito heterogêneo. Então, para muitos, não tem condições de conhecer os centros de produções. A Abras é um representante de um todo e precisa de ações que efetivem e dêem sustentabilidade ao varejo. Existem todas as chances de a Abras trabalhar junto com a Abracen”, avaliou o diretor da Associação dos Supermercados.
O encontro também foi a oportunidade para a Abras convidar a Abracen a participar do seminário “Saúde e Agrotóxico: estratégias e experiências de educação na produção, comercialização e consumo de FLV”, que será realizado na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília, no dia 09 de setembro. Nesse evento, um Grupo de Trabalho, criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Saúde, Anvisa e Abras, vai apresentar um material educativo direcionado a produtores, distribuidores, profissionais de extensão rural e consumidores de alimentos produzidos com o uso de agrotóxicos.
Por meio dessa parceria, a Abracen também terá a possibilidade de participar da Escola Nacional de Supermercados, no setor de FLV. A escola é um projeto da Abras que visa promover conhecimento profissional e pesquisa para a capacitação da mão-de-obra supermercadista. Na ocasião, a Abracen terá a chance de participar de pesquisas e até mesmo auxiliar nas promoções de cursos, com as informações fornecidas pelas Ceasas (Centrais de Abastecimento), direcionadas ao ramo varejista.
Veículo: Site Abracen