Clientes aguardam para vivenciar experiências nas unidades que surgirão nos próximos 15 meses
A cidade de Cachoeira do Sul foi escolhida para receber a próxima filial da Stock Center, atacarejo da Comercial Zaffari, segundo maior grupo supermercadista do RS. Apesar de o grupo não confirmar o mais recente investimento, a placa em frente ao empreendimento, no bairro Noêmia, não deixa dúvidas sobre a chegada da rede ao município.
A obra em Cachoeira está bem avançada e um detalhe que reforça a proximidade da inauguração é que a rede já está contratando para os 130 empregos para o supermercado, número informado ao município. A oferta é para diversas ocupações na função de supervisor e de recursos humanos.
Já noticiamos que outra filial do modelo que une o autosserviço do supermercado e volume de atacado vai ser erguida em Venâncio Aires, com previsão de abertura em 2024, segundo dados repassados pela Comercial Zaffari à prefeitura da cidade. Este ano a rede já abriu duas operações, em Santa Cruz do Sul e em Guaíba, num intervalo de 15 dias, em abril.
Residentes e quem têm negócio no entorno do terreno, na rua Augusto Wilhelm, esperam que a chegada do atacarejo valorize imóveis e gere um novo fluxo. Ao lado do futuro mercado, fica a sede campestres do Clube Comercial. O bairro tem cerca de 5 mil moradores, perfil de renda mais baixa e uma unidade, chamada de siste-mista, que monta partes de calçados para a gigante gaúcha do setor, Beira-Rio.
A licença de instalação (LI), que dá sinal verde para começo das obras, foi entregue em novembro de 2021. Segundo o projeto registrado no município, a unidade do atacarejo terá 11 mil metros quadrados de área de venda e cerca de 500 vagas de estacionamento.
A área onde está sendo erguido o empreendimento fica em um terreno de sete hectares que foi comprado pelo grupo de um proprietário privado. A Comercial Zaffari não chegou a informar o valor do investimento na unidade, segundo a prefeitura.
A loja de Cachoeira do Sul pode ser a vigésima segunda filial da bandeira de atacarejo ou a 23?, dependendo do mês de abertura. Tudo porque a Comercial Zaffari tem outro Stok Center a caminho, que está em construção em Tramandaí e que é prometido para começar a funcionar em outubro. O tamanho das duas novas lojas será o mesmo, as maiores da rede. Na cidade do Litoral Norte, outro grupo com atacarejo, o Unidasul, vai abrir um Macromix no mesmo mês.
O mundo dos atacarejos, segmento que mais cresce no setor e num movimento que já se consolidou em outras regiões do País, tem, na cena estadual, ainda o Desço, do Imec (Lajeado). De fora, entram com fome de espaço o Via Atacadista, da rede catarinense Passarela, e o Fort, também do estado vizinho, com projeto para ter loja em Porto Alegre. Outras marcas locais vão entrar no ramo, como a rede Super Kan, do Extremo Sul da Capital. O Zaffari porto–alegrense também já anunciou a marca Cestto, que terá a primeira unidade em Gravataí.
Onde já tem e onde vai ter loja do Stok Center?
São 21 lojas da bandeira de atacarejo, sendo 20 no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina.
Futuras lojas e inauguração prevista:
Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, em 2022
Tramandaí, Rio Grande do Sul, em outubro de 2022
Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, no começo de 2024
Fonte: Patrícia Comunello, Jornal do Comércio