Carrefour e Atacadão vão dividir espaço com o Sam´s Club

Leia em 2min 20s

Explorar melhor as áreas de vendas, aproveitar o tráfego de clientes e diluir os custos das lojas são o tripé do novo planejamento

 

Ainda esse ano, lojas do Carrefour e do Atacadão farão um “combo” com a Sam’s Club, marca adquirida pelo Grupo Carrefour em meados de 2022. O objetivo é diluir os custos das lojas, caso o projeto ganhe escala. As unidades que podem ser transformadas já estão sendo mapeadas, e as primeiras “inaugurações” tendem a ocorrer no Rio de Janeiro – na região da Barra da Tijuca – e em Porto Alegre (RS).

 

A reorganização precisa ocorrer de maneira que não cause ruído ao cliente. Por exemplo, na unidade do Atacadão na Barra, no Rio, o Atacadão tem 7 mil metros quadrados hoje e vai ficar com 4 mil. A área vai ganhar mais mil metros, assim, o Sam’s também terá 4 mil metros quadrados. Não muda tanto para o clube de compra, cuja maior loja tem 5 mil metros quadrados. Mas o Atacadão precisa repensar a disposição na loja, para que cliente não sinta a mudança.

 

“Há rateio de IPTU, por exemplo. Além disso, o uso de equipes internas, como limpeza e segurança, pode ser otimizado. Também há compartilhamento de áreas administrativas. É todo um processo de repensar a divisão dos espaços e tentar tirar mais deles, e explorar muito a força da localização das lojas”, diz Liliane Dutra, CEO da área imobiliária da companhia.

 

Vitor Faga, presidente do Sam’s no Brasil, diz que, entre as fortalezas do Sam’s, estão
a marca própria Member’s Mark e os produtos importados – o contrato de fornecimento com o Sam’s global foi mantido após acordo com o Walmart.

 

Faga diz que a marca própria, negócio com rentabilidade acima da média do varejo, era 16% da venda quando o Big foi comprado, e agora está perto de 20%. “Não vemos a Member’s Mark competindo com itens ‘primeiro preço’ dos hipermercados, por exemplo. Quem vem aos Sam’s já é fiel a certos produtos”, diz. “Vou dar um exemplo, desenvolvemos um azeite com preço competitivo, fabricado na Grécia, com aval do Sam’s nos EUA, e que só vendemos no Brasil. Também temos importação direta da marca Levi’s. Não há isso no Carrefour ou no Atacadão”.

 

Cerca de 85% dos clientes do clube de compras são pessoas físicas, a maioria de alta renda, e o restante, pessoas jurídicas. Já no Atacadão, 60% são pessoas jurídicas, de diferentes níveis de renda. Sobre os hipermercados, há volume representativo de compradores das classes C e D, fora do foco de Sam’s, cujo cliente paga anuidade de R$ 75. São 43 unidades no Brasil.

 

COM INFORMAÇÕES DO VALOR ECONÔMICO


Veja também

Supermercados BH vai assumir operações do Grupo DMA no Espírito Santo

São 34 lojas das marcas EPA e Mineirão Atacarejo e mais de 4 mil funcionários espalhados pelo Estad...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar vende lojas para Fundo Privado

As 11 operações serão locadas pela própria companhia por períodos a partir de 15 anos...

Veja mais
Festival de Inverno da Rede de Supermercados Pague Menos

Grandes marcas de alimentos e bebidas estão na seleção de produtos específico para a tempora...

Veja mais
Maringá ganha o segundo Muffato Gourmet

Loja do bairro Catuaí está de cara nova e agora oferece serviços personalizados aos clientes  ...

Veja mais
Supermercados investem em gestão de dados

Metade das redes varejistas acompanham o histórico de compras dos clientes em vários canais   Por R...

Veja mais
Grupo Pereira recebe prêmio “Age Friendly Employer”

Empresa foi certificada por ter boas práticas de inclusão, gestão e integração com co...

Veja mais
Carrefour e Publicis investem em retail media com nova empresa

A Unlimitail busca aproveitar o crescimento de retail media na Europa, Brasil e Argentina   O Grupo Carrefour e o...

Veja mais
Jaú Serve inaugura 6ª loja na cidade de Jaú, SP

Além da diversidade de produtos, unidade também oferece aos clientes diversos serviços diferenciado...

Veja mais
Supermercados mantêm cautela sobre uso de ChatGPT

Executivos discutem o tema, mas limitações tecnológicas e de orçamento atrasam uso da Inteli...

Veja mais