Mostrando que nem toda inovação é tech, rede de supermercados se destaca mesmo sem lojas altamente digitalizadas
Por Renato Muller
Como pode uma rede de supermercados tão old school que nem pensa em vender pela internet, e que em suas lojas físicas não adota self checkout ou pagamentos invisíveis, ser considerada como a mais inovadora dos Estados Unidos? Pois é exatamente isso que acaba de acontecer com a Trader Joe’s: a rede supermercadista ficou no 4º lugar geral e lidera o setor de supermercados no American Innovation Index (AII).
A explicação é, ao mesmo tempo, simples e esclarecedora: o que torna a Trader Joe’s um destaque em inovação não é o uso intensivo de tecnologia, e sim sua capacidade de traduzir tendências, necessidades e desejos dos clientes em produtos de marca própria de fornecedores exclusivos. É a mesma receita que coloca outras varejistas, como Whole Foods e ALDI, no ranking das supermercadistas mais inovadoras.
Realizado pelo sexto ano, o AII avaliou 200 empresas de 20 segmentos, incluindo varejo, viagens, serviços financeiros, comunicações, tecnologia e manufatura. “A Trader Joe’s é extremamente popular entre os consumidores e se estabeleceu como uma marca conhecida pela criatividade na combinação de sabores e pelo lançamento regular de novos produtos”, afirma o estudo. Para Barbara Porco, diretora da Gabelli School of Business da Fordham University, uma das responsáveis pelo estudo, o diferencial do AII está no fato de avaliar inovação a partir daquilo que os consumidores veem como relevante. “O resultado mostra a importância que os consumidores têm em estimular a inovação nos negócios”, comenta.
Redação SuperHiper