No Meio-Oeste americano, Hy-Vee desenvolve ambientações especiais para gerar mais vendas e dá mais visibilidade aos seus produtos de marca própria
O ano de 2023 foi bastante movimentado para a rede americana de supermercados Hy-Vee. Baseada em Iowa, no Meio-Oeste do país. Com 280 lojas em oito estados americanos, a empresa passou por uma mudança de CEO e tem tomado várias medidas para acelerar a inovação em seus pontos de venda.
Estudando a expansão para mercados como Tennessee, Indiana e Kentucky ainda em 2024, a varejista vem desenvolvendo um formato de loja menor, o que diminui os investimentos em novas regiões e permite abrir pontos em regiões mais centrais em cidades onde a rede já está presente.
Segundo o CEO da rede, Jeremy Gosch, as principais oportunidades não estão fora das lojas, e sim em inovações em seus pontos de venda. A operação de foodservice da varejista, em parceria com a Wahlburgers (do ator Mark Wahlberg e seus irmãos Donnie e Paul, da banda New Kids on the Block dos anos 90), tem aumentado a oferta de refeições de qualidade para os clientes comerem no local ou levarem para casa. A área de padaria foi redesenhada com produtos artesanais, bolos e pâtisserie, ao mesmo tempo em que categorias como brinquedos e itens para casa ganharam uma nova ambientação.
Ainda no conceito store-in-store, a Hy-Vee implementou lojas temáticas de times de futebol americano, como Kansas City Chiefs e Minnesota Vikings, além de colégios e universidades locais. Outra área importante é a de beleza, com beauty shops que trazem não apenas produtos, mas serviços de aplicação de cosméticos.
Por fim, a venda de medicamentos ganhou força com o uso de automação e centros de fulfillment. Atualmente, 75% das prescrições de medicamentos chegam à rede pelo e-commerce ou por terminais de autoatendimento, abrindo espaço para que os colaboradores atuem mais diretamente na oferta de serviços como vacinas e exames. “Queremos que nossos farmacêuticos foquem no cuidado dos pacientes, em vez de vender pílulas”, completa Gosch.