Com incorporação das Casas Bahia, divisão de eletrodomésticos avança 144% em 2011
O Grupo Pão de Açúcar registrou em 2011 vendas líquidas de R$ 46,59 bilhões. O número representa um crescimento de 45,2% em relação ao ano anterior.
As vendas da Globex (divisão da empresa formada por Casas Bahia, Ponto Frio e Extra Eletro) tiveram o maior avanço no período, com alta de 144,2%, para R$ 21,01 bilhões. Já o segmento alimentar fechou 2011 com crescimento de 8,9%, para R$ 25,58 bilhões.
Só no quarto trimestre, o mais forte para o varejo, as vendas somaram R$ 13,37 bilhões.
Segundo comunicado da varejista, o desempenho do quarto trimestre foi impulsionado principalmente pela consolidação dos resultados das Casas Bahia à Globex e pela abertura de 20 lojas no período.
A empresa também destaca o desempenho das ban-
deiras Assaí, Extra Supermercado e da Nova Pontocom, que abrange os sites de comércio eletrônico. As vendas de e-commerce avançaram 40,4% no período.
A rede atribui o bom desempenho nas vendas de eletrodomésticos à redução de IPI e à edição brasileira da promoção "Black Friday", feita pela primeira vez nas lojas físicas neste ano.
No conceito mesmas lojas, que considera as unidades com mais de 12 meses, a rede apurou um crescimento de 8% nas vendas brutas da área alimentar e uma alta de 10,1% para a divisão Globex no ano.
Veículo: Folha de S.Paulo