As vendas do Walmart no Brasil, nas lojas abertas há mais de 12 meses, registraram queda de 0,5 ponto percentual (50 pontos base) entre novembro de 2011 e janeiro de 2012 - o quarto trimestre fiscal da varejista americana. A empresa não informou os valores, apenas o índice de retração da receita.
O tráfego de clientes nas lojas da rede no país caiu 5,9% no mesmo intervalo, mas o tíquete médio subiu 4,9%. No ano passado, o Walmart adotou no Brasil um formato global de vendas chamado "preço baixo todo dia" que constitui na substituição das promoções diárias ao cliente por tabelas permanentes de preços inferiores à média de mercado, diz a companhia.
Segundo a empresa, houve redução de preços em mais de 10 mil itens. "Há um foco em melhorar o lucro operacional no Brasil, e estou satisfeito com as mudanças que os nossos executivos estão fazendo", disse aos analistas o executivo Doug McMillon, presidente do Walmart International. Ainda no quarto trimestre, a margem de lucro bruto do Walmart no Brasil como porcentagem das vendas foi estável em comparação com o ano passado. No mundo, as vendas líquidas do Walmart no quarto trimestre fiscal atingiram US$ 122,3 bilhões, alta de 5,8% em relação ao mesmo período. O lucro operacional foi de US$ 5,2 bilhões, alta de 3,4%. (AM)
Veículo: Valor Econômico