Rede maranhense lidera setor e gera R$ 2,2 bi

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Expandir o raio de atuação com novas lojas no Pará e no Tocantins, além de manter inaugurações previstas em sua cidade natal, São Luís, é o plano estratégico da rede que detém praticamente o Maranhão inteiro, com 52% do mercado local, o Grupo Mateus. Composto por diferentes ramos de atividade que passeiam por atacado, varejo, atacarejo, eletro e indústria de pães, o grupo teve faturamento do R$ 2,2 bilhões em 2011 e este ano estima alcançar um incremento de 20%.

 

A intenção da maior rede maranhense, que possui 29 unidades - praticamente três vezes mais lojas em operação na região do que os grandes players do mercado nacional, como Carrefour e Walmart (que operam sete lojas: o o grupo francês, com a bandeira Atacadão, e o Walmart, com a Bom Preço) - é de ampliar sua presença no mercado ao somar novas 10 lojas este ano. A rede, no primeiro semestre do ano passado, sofreu um processo de fusão ao ser adquirida em 50% pela família mineira Bretas, que havia vendido seus negócios para a chilena Cencosud. A Bretas passou de mãos em termos de supermercados e hipermercados, mas o negócio no Maranhão marcou o retorno dos empreendedores mineiros ao segmento supermercadista.

 

Agora, pretende-se que o Pará receba quatro lojas do Grupo Mateus: três na região de Marabá e uma em Parauapebas. No Tocantins, será aberta uma na capital, Palmas, e uma em Araguaína. Recentemente a capital maranhense recebeu duas novas lojas: uma do Mix Mateus, operação que une atacadado e varejo, e uma do Mateus Supermercados, focada no consumidor doméstico. Além disso, a rede abrirá mais duas lojas ao longo do ano e completará o plano de expansão das novas operações, ao alcançar novos estados com a presença do Grupo. Atualmente, as bandeiras da marca atuam no Maranhão, Piauí, Bahia e Pernambuco.

 

Hoje, as empresas do Grupo empregam cerca de 10 mil funcionários e em entrevista exclusiva ao DCI, o empresário Ilson Mateus, idealizador do império que atende aos mercados do norte e do nordeste, a previsão é investir R$ 100 milhões este ano, para alcançar 39 unidades. O dinheiro virá de capital próprio e de terceiros, como explica o empresário. "Trabalhamos com investimentos de parceiros também."

 

Operações

No ramo atacadista, atualmente o Grupo detém a Armazém Mateus, que abastece a clientela dos estados do Maranhão, Piauí, Pernambuco e Bahia com mais de 14 mil itens, por meio de uma frota de mais de 250 caminhões. Já a operação de varejo vem com o Mateus Supermercados, de 15 lojas: 10 em São Luís, três em Imperatriz, e unidades em Açailândia, Santa Inês e Balsas.

 

Voltado aos negócios do conceito de autosserviço que é disputado com redes como o Assaí, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), está o Mix Mateus, com sistema cash & carry. A operação detém venda em grande quantidade também para o consumidor final. São sete as operações na área da capital, São Luís, e região.

 

Com quatro lojas nas mesmas regiões que o Mix Mateus está a EletroMateus, que tem em seu portfólio eletrodomésticos e móveis. Para completar a gama de atuação do grupo maranhense, a rede conta ainda com a indústria de pães Bumba Meu Pão, com dois centros de produção que abastecem as lojas de varejo e atacado do Grupo - todas próprias.

 

Segundo o fundador da rede, "não é possível distinguir quanto cada bandeira fatura": apenas pode-se dizer que o bom desempenho da empresa deve-se ao plano estruturado de expansão das marcas iniciado em 2000. Ainda segundo Mateus, o Grupo atende aos mais variados públicos. "Trabalhamos para todas as classes sociais. Nossa rede está localizada em conjuntos habitacionais da região e em áreas nobres da cidade", enfatiza.

 

História

Fundado em 1986, o Grupo Mateus surgiu do desejo de Ilson Mateus de melhorar o orçamento familiar. Para isso, aproveitou seu feeling de empreendedor e passou a vender refrigerantes para pequenos mercados do Maranhão. A iniciativa, certeira, levou o empresário a abrir seu primeiro espaço, uma mercearia pequena que revendia produtos em Balsa, na região ao sul do Maranhão.

 

Da mercearia, que faturava mensalmente cerca de R$ 30 mil, até a abertura do supermercado passou-se apenas um ano. Em 1987 Mateus ampliou a atividade e garante que, ao ter cuidado na inserção de uma nova estratégia econômica - o Plano Cruzado -, conseguiu manter os negócios e sair ileso de outros exemplos que não se mantiveram com a alta inflação. "Comprava a prazo de grandes distribuidores locais para revender à vista. Investia de forma frenética em estoque para me manter no mercado."

 

O grande impulsionador da formação do atual Grupo, dividido entre as famílias Mateus e Bretas, foi a produção de soja da região que culminou com o aumento da população em Balsas e em regiões próximas. "Aproveitei a oportunidade dessa crescente demanda - pessoas vindas do sul do Brasil e de outros países devido ao agronegócio em ascensão. Clientes ávidos por produtos diferenciados e de qualidade. Não pensei duas vezes: em 1998 iniciei as vendas por atacado, também em Balsas", explica.

 

Em 2000, o empresário já inaugurava as novas lojas do grupo em Imperatriz, cidade considerada a maior em termos econômicos do Maranhão. Dois anos depois foi a vez da cidade de Santa Inês receber uma unidade do Supermercado Mateus. De lá para cá foram fincadas as 29 lojas, com maior destaque para supermercados e rede de atacado que têm como carro-chefe itens de cesta básica.

 

Marca nordestina está entre as 100 maiores do País

 

Ranking apurado pelo Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo (Ibevar) aponta que a maior rede varejista do Maranhão com diversas lojas de norte a sul do estado já mencionado - Grupo Mateus - está entre as 100 maiores varejistas dos mais variados segmentos do País.

 

No estudo, as operações do grupo aparecem em 21° lugar no ranking geral, composto por redes como o Grupo Pão de Açúcar (GPA), Walmart, Carrefour, Makro, Casas Pernambucanas, Lojas Americanas, e Magazine Luiza, entre outras. O grupo composto por atacado, varejo, eletro e indústria de pães, fica atrás de players como a Lojas Cem, de móveis e eletroeletrônicos, e a rede de farmácias Pague Menos - ambas voltadas ao público de menor poder aquisitivo.

 

Ainda segundo o ranking da Ibevar, a rede atualmente detém a 14ª posição na pesquisa setorizada em supermercados, eletroeletrônicos e móveis.

 

O resultado do estudo é baseado no faturamento apurado com as 100 maiores varejistas nacionais e internacionais em operação no Brasil. 0 bom desempenho do Grupo Mateus é reflexo dos R$ 2,2 bilhões faturados em 2011, com projeção de 20% de crescimento ao longo deste ano. A rede é considerada a maior do Maranhão, sendo detentora de 52% do mercado da região nordestina.

 


Veículo: DCI

 

 


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