A rede Assaí, composta por 60 lojas que trabalham com vendas especializadas no atacado e varejo (mais conhecido como o sistema de 'atacarejo'), fechou 2011 com saldo de R$ 4,3 bilhões em vendas brutas, o que significa um incremento de 32% na comparação com igual período de 2010.
Em nota, a empresa, braço atacadista do Grupo Pão de Açúcar (GPA), informa que o bom resultado é atribuído à reestruturação da rede realizada no ano passado cujo foco foi desenvolver um modelo de negócio ainda mais voltado ao seu público-alvo, formado em sua grande maioria por transformadores, pequenos e médios comerciantes e utilizadores como associações, condomínios e igrejas. "Nosso público-alvo sempre foi a pessoa jurídica. Em 2011 deixamos isso mais claro, desenvolvemos ações e parcerias para garantir melhor sortimento, estoque e preço para ajudar nosso cliente. Assim os resultados apareceram", diz Belmiro Gomes, diretor de atacado autosserviço do Grupo Pão de Açúcar.
Ainda segundo o porta-voz da empresa, outra mudança relevante na reestruturação do Assaí diz respeito ao sortimento de produtos. As lojas não possuem mais padarias e açougues e ampliou o leque de itens para fabricação de pães e massas. No total, os itens disponíveis foram renovados em cerca de 30% para oferecer mais variedade e melhor atender ao consumidor.
A distribuição também foi fator determinante nesse crescimento de vendas, conforme explica Gomes. "Com a questão de distribuição que ajudou na redução de custo e ganho de rentabilidade, a indústria entendeu que o autosserviço de atacado é um aliado na distribuição ao pequeno comerciante", declarou ele.
Veículo: DCI