Segundo pesquisa elaborada pelo Instituto Great Place to Work (GPTW), as práticas de valorização e respeito às pessoas adotadas pelo Magazine Luiza fizeram com que a rede varejista ocupasse um lugar de destaque entre as companhias brasileiras no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina.
A rede é a quarta brasileira na lista das 25 melhores empresas com mais de 500 colaboradores - no ranking geral, ficou com a 19ª colocação.
O instituto analisou 2.000 companhias que integraram as listas nacionais do ranking de 2011 e listou as 50 melhores com 50 a 500 funcionários, as 25 empresas que empregam mais de 500 pessoas e as 25 multinacionais com as melhores práticas de gestão de pessoas. Do total de empresas avaliadas, apenas 49 eram brasileiras.
"Integrar essa lista nos deixa muito honrados porque reflete o reconhecimento de todas as ações adotadas para a valorização e respeito de nossos colaboradores. A cultura da empresa é um dos motivos que a faz se manter entre as melhores, porque aqui as pessoas não têm apenas um trabalho, elas têm uma causa e acreditam nela", afirma Telma Rodrigues, diretora de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza. Para ela, um dos maiores diferenciais é o fato de todos serem conscientes do seu papel em prol de um objetivo comum. "Somos um grupo em que cada um cuida do coletivo. Dividimos responsabilidades e conquistas, e isso é benéfico para o nosso negócio", conclui.
Há 14 anos, a rede fundada em Franca, interior de São Paulo, está entre as 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil. Há nove anos, figura na lista das 100 melhores da América Latina. Na pesquisa brasileira de 2010, foi eleita a 7ª melhor para trabalhar no Brasil e a melhor na Prática de Falar com seus funcionários. Em 2011, ocupou a 6ª posição e foi eleita a melhor na Prática de Escutar.
A pesquisa
Há 25 anos o GPTW estuda ambientes de trabalho por meio de coleta e análise de informações das companhias, desenvolvendo expertise na área. A pesquisa "Melhores Empresas para Trabalhar" é conduzida em mais de 40 países, elaborando projetos de consultoria e treinamento no ambiente de trabalho. Há 15 anos, realiza a pesquisa, cujo resultado é baseado na avaliação do nível de confiança dos funcionários em cinco categorias: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem, além das "9 Práticas Culturais" de gestão de pessoas das empresas.
O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do País. Atualmente, possui 728 lojas e nove centros de distribuição em 16 estados (São Paulo - sede -, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão), cujas economias correspondem a 75% do PIB nacional.
Em abril de 2011, a rede passou a ser listada na Bolsa de Valores e, mais uma vez, inovou, destinando grande parte de suas ações a pequenos investidores. Em junho, realizou a 13ª aquisição de sua história, ao comprar as 121 lojas do Baú, que pertenciam ao Grupo Silvio Santos. A empresa investe constantemente em programas e ações em benefício de seus mais de 23 mil colaboradores. A política de gestão de pessoas adotada já rendeu diversos prêmios à rede, que, há 14 anos, figura entre as melhores empresas para se trabalhar nos rankings da revista Exame e do Instituto Great Place to Work.
O Consórcio Luiza está entre as dez melhores empresas brasileiras para trabalhar na América Latina. Em sua primeira participação no ranking latino do Instituto Great Place to Work, o Consórcio Luiza ficou em oitavo melhor na categoria Pequenas e Médias
Veículo: DCI