Aporte na ampliação foi de R$ 1 milhão.
Para comemorar o 50º aniversário, o Supermercado Rei do Arroz, de Santos Dumont, na Zona da Mata mineira, recebeu investimento de R$ 1 milhão na ampliação da área de vendas, inauguração de um espaço gourmet e modernização de equipamentos e instalações.
Segundo o sócio-proprietário do Supermercado Rei do Arroz, Cláudio Fonseca Caetano, até agosto de 2013, data do aniversário, mais novidades devem ser anunciadas. "Essa reforma começou em 2011 e faz parte de um planejamento maior, que visa alinhar o Rei do Arroz aos supermercados mais modernos da região. Agora vamos investir na ampliação do estacionamento coberto, que passará de 30 para 58 vagas, e na modernização dos equipamentos da cozinha, padaria e açougue", revela Caetano.
Nessa primeira fase, o supermercado ampliou em 40% a área de vendas, passando a ter 1,4 mil metros quadrados; o número de check outs também aumentou 40%, e agora soma 14. O supermercado ganhou, ainda, espaço gourmet com pizzaria, restaurante self-service e choperia. O espaço tem capacidade para atender 70 pessoas sentadas. Além disso, toda a instalação elétrica e os pisos foram trocados. A comunicação visual foi remodelada e as novidades já renderam 30 novas vagas de trabalho, totalizando 130 funcionários. "Todo o trabalho foi feito com a loja funcionando. Não foi fácil, mas tentamos minimizar ao máximo o incômodo para os nossos clientes. Estávamos preparados até para uma queda nas vendas, mas isso não aconteceu. Nesse período - de obras -, crescemos 18%, na comparação com a mesma época de 2010", comemora o empresário.
Até 2015, o Rei do Arroz deve inaugurar mais duas unidades, também em Santos Dumont. Em 2011, a empresa faturou R$ 18 milhões, e a expectativa para 2012 é aumentar em 22% o faturamento, totalizando R$ 21,96 milhões. Para 2013, a meta é alcançar 10% de expansão. O otimismo de Caetano está sustentado na média de crescimento do Rei do Arroz de 16% nos últimos anos e na constante modernização da gestão.
"Hoje fazemos um trabalho forte de recursos humanos para minimizar as dificuldades com mão de obra. Esse é um problema que atinge todos os setores da economia, e precisamos investir em políticas de treinamento, atualização e remuneração para manter uma equipe capaz de oferecer o atendimento exigido pelo consumidor. Vamos, agora, trabalhar com uma consultoria de desenvolvimento humano paulista para melhorar ainda mais os processos", diz.
Desde 1999, o supermercado faz parte da Rede Supermais, um marco na história da empresa. "A entrada na rede nos proporcionou acesso a uma série de ferramentas, o que profissionalizou a gestão. Além disso, a troca de experiência com outros empresários e a força de negociação que ganhamos rende bons resultados para todos", avalia.
Veículo: Diário do Comércio - MG