Com forte atuação na região do ABCD e interior de São Paulo, a Cooperativa de Consumo (Coop) anunciou esta semana um incremento de R$ 37,5 milhões no faturamento de 2011 apoiado em uma questão simples: incentivar a fidelidade do consumidor.
De acordo com a empresa, a ação, que carrega o nome de "Programa Gestão de Cooperados" não só cumpriu seu papel como também proporcionou um incremento no faturamento da empresa. "Ações de sustentabilidade e de fidelização fazem parte das ações da Coop que vem trabalhando junto com a comunidade do ABC e fidelizando os clientes", explicou Cláudia Montini, analista de Marketing da Coop
Segundo a empresa, em 2011 foram desenvolvidas 217 campanhas segmentadas por comportamento, com 2,55 milhões de interações e ingresso.
Esse incremento representou 2,25% do faturamento total de R$ 1,661 bilhão. "Essa é apenas uma das ações realizadas pela empresa nos últimos tempos, além disso também anunciamos recentemente um novo posicionamento de marca que visa ampliar a percepção dos consumidores com novas experiências", completou a executiva.
A analista explicou ainda que este Programa começou a ser desenvolvido em 2005 e no primeiro ano de implantação, em 2009, o aumento foi de R$ 21,5 milhões, com 69 campanhas orientadas pelo conhecimento da base de clientes e 1,77 milhão de interações. "No ano seguinte, foram 149 campanhas segmentadas por valor e comportamento, gerando 2,34 milhões de interações e incremento de R$ 38 milhões".
Outra proposta da empresa teve início este mês com uma campanha e novo slogan da empresa: "O supermercado da sua família. A cooperativa da sua vida". A campanha faz parte da nova estratégia de posicionamento do mercado, que pretende reforçar todos os diferenciais oferecidos por um supermercado e os benefícios proporcionados aos cooperados por ser uma cooperativa de consumo.
As peças publicitárias, que já utilizavam imagens reais de cooperados, trazem agora também depoimentos que reforçam a importância da Coop na vida deles, reforçando ainda mais o relacionamento entre ambos.
Prêmios
E foi o investimento em fidelidade que deu à empresa, ano passado, o prêmio "Customer Relationship Management Excellence Awards 2011" para a região das Américas. Realizado em Los Angeles (EUA) pela Gartner e pela 1to1 Media, a rede abocanhou o prêmio na categoria Customer Analytics - melhores práticas em análise e uso de informações de clientes.
Outro prêmio que a cooperativa levou este ano foi o XIII Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, organizado pelo Grupo Padrão em parceria com o Instituto GfK. Na disputa a Coop levou o prêmio na categoria Varejo Super/Hiper.
O prêmio avaliava as empresas que possuem a melhor estratégia de clientes nos pontos de contato - telefone, Web e e-mail - e que buscam a excelência como diferencial competitivo na prestação de seus serviços.
Inverno
Esta semana a empresa também anunciou que, até o dia 24 de junho, todas as unidades estarão com diversas promoções que integram a sua tradicional Campanha de Inverno. Segundo a empresa, todo dia haverá um item de cama, mesa e banho com descontos de até 20%.
Outra aposta da empresa para alavancar as vendas no período serão os produtos juninos, principalmente os que carregam a marca Coop Plus, marca própria da rede. Com a ação, a empresa espera um crescimento em torno de 15% no fornecimento desses produtos, em relação ao mesmo período de 2011.
Veículo: DCI