Com operações tão distintas como a Taqi, rede de lojas de materiais de construção, móveis e eletroeletrônicos, e a iPlace, revendedora de produtos da Apple, o varejo ganha terreno entre os negócios do grupo gaúcho Herval. A previsão é que o segmento encerrará o ano com quase 70% de participação sobre o faturamento de mais de R$ 2 bilhões projetado pelo conglomerado de 5,3 mil funcionários e 20 empresas, incluindo fábricas de móveis, de colchões e de insumos químicos, além de financeira, corretora de seguros e construtora.
Segundo o diretor de varejo do grupo, Germano Grings, em 2011 a participação do segmento foi de 65% sobre a receita bruta de quase R$ 1,5 bilhão. Há dez anos, não passava de um terço. A evolução levou a Herval a preparar a cisão das operações e, embora os prazos não sejam revelados, Grings afirma que a divisão das áreas industrial, de serviços e de varejo e distribuição já é "quase uma realidade" para facilitar a gestão dos negócios.
No varejo, o grupo controla também as redes HP Store (especializada em produtos HP) e LF Ferramentas e este ano os investimentos na área ficarão entre R$ 30 milhões e R$ 40 milhões, com os planos mais ambiciosos para as bandeiras Taqi e iPlace, diz Grings. As operações de atacado reúnem a Herval Pneus - distribuidora da marca Hankook no Rio Grande do Sul e em São Paulo - e a Herval Atacado da Construção. A empresa opera ainda com as franquias If, de móveis planejados, e Beden Sleep Comfort, de colchões.
A iPlace encerrou 2011 com 15 lojas, já chegou a 21 e terá 30 no fim de 2012, adianta o diretor. A rede de itens da Apple está no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Brasília. O foco da expansão agora é o Nordeste, além do reforço da presença no mercado paulista, que deverá fechar o ano com quase metade dos pontos de venda. Já a HP Store tem seis unidades no Sul e ganhará mais "uma ou duas" até dezembro, diz Grings.
Na Taqi, o plano é aumentar a rede das atuais 70 para 80 lojas até o fim do ano. Por enquanto o foco ainda está no Rio Grande do Sul, que hoje concentra 68 unidades. Todas as lojas são de rua, com área média de vendas de 1,5 mil metros quadrados, mas o grupo já estuda adotar o modelo de "home center", com unidades de até 12 mil metros quadrados, para se expandir pelo país. "Já temos algumas áreas específicas, mas é um projeto mais para a frente", diz o executivo, sem dar mais detalhes.
Ao contrário da iPlace e da HP Store, que operam apenas em shopping centers e têm como alvo principal os consumidores de renda mais alta, a Taqi adota um formato mais popular. Mesmo assim, está em processo de modernização das lojas e já alcança de 5% a 10% das vendas pela internet. Conforme Grings, as redes têm equipes de gestão exclusivas devido às particularidades de cada uma. Os serviços de apoio, como recursos humanos, marketing e financeiro, são compartilhados. No segmento de franquias, a meta da Herval é multiplicar por "três ou quatro vezes" a rede If nos próximos dois anos em relação às 30 unidades atuais distribuídas em 12 Estados, acrescenta o diretor.
Veículo: Valor Econômico