Rede da Serra espera ampliar vendas em 20% com os cinco novos supermercados adquiridos em Caxias do Sul
Os Supermercados Andreazza planejam aumentar em 20% a sua participação em vendas na Serra gaúcha com a aquisição de cinco unidades que pertenciam ao Imec, de Lajeado. O contrato, selado na semana passada, amplia para 18 o número de lojas em Caxias do Sul da empresa familiar fundada há cerca de 40 anos, que ainda possui duas unidades em Flores da Cunha e outra em Farroupilha, totalizando 21 estabelecimentos.
A venda foi justificada pelo Imec em razão da baixa lucratividade da marca em Caxias do Sul. A rede manterá as 20 unidades, distribuídas em 14 municípios do Rio Grande do Sul. No entanto, o foco será voltado ao desenvolvimento dos mercados nos Vales do Taquari, Jacuí e Rio Pardo e em outras cidades da Serra, como Bento Gonçalves e Gramado.
A decisão, conforme o diretor-presidente do Imec, César Adriano Antoniazzi, foi tomada a partir de um programa estratégico. "Agora, além da melhoria nas unidades já existentes, nosso projeto de expansão para outras regiões do Estado continua, e buscaremos maior viabilidade e ganhos logísticos nas operações", defende. Hoje o Imec lança oficialmente seu novo site com um evento em Lajeado.
Abertas em 2008, as filiais BR-116, Júlio, Pinheiro Machado, Rio Branco e Santa Catarina contavam com 160 colaboradores, que terão os empregos garantidos. A maior parte deve ser absorvida na nova gestão, e alguns funcionários serão transferidos para outras operações. Para Jaime Andreazza, um dos quatro irmãos que dividem as participações societárias da rede que leva seu sobrenome, a expectativa é de que os estabelecimentos sejam reabertos com a nova bandeira em 60 dias. Para isso, será necessário fechar as lojas que possuem dimensões distintas, entre 300 e 3 mil metros quadrados, com o objetivo de promover a padronização e reformas estruturais.
Além disso, Andreazza estima que sejam contratados, no mínimo, mais 100 funcionários. "Esses eram pontos que nos interessavam, e acredito que não teremos problemas em levantar as vendas", revela.
O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, afirma que a regionalização das marcas apresenta características muito fortes no Rio Grande do Sul. Por isso, ele considera o negócio como uma decisão inteligente da rede Imec, que promove a saída de um mercado para focar novas ações em outras praças. O dirigente prevê um fortalecimento do Grupo Andreazza na Serra. "No Estado, muitos supermercados líderes são negócios regionais. É muito complicado chegar a uma cidade e colocar um mercado em frente ao mercado local. A própria comunidade não aceita, pois os hábitos de consumo são regionais. Além disso, existe o fator logístico e o comprometimento com os sindicatos, entre outros fatores", analisa. Para Longo, esta é uma realidade que permite aos pequenos e médios supermercados ampliarem seus
espaços.
Veículo: Jornal do Comércio - RS