A varejista Magazine Luiza fez um movimento agressivo em direção à capital paulista em 2011. A rede inaugurou 44 lojas e adquiriu 121 pontos da Lojas do Baú, do empresário Silvio Santos. Marcelo Silva, superintendente do Magazine Luiza, conversou com a DINHEIRO:
A Luiza abriu 165 pontos de venda na capital paulista em menos de seis meses. O investimento já deu o retorno desejado?
Sim. Geralmente, nossas aquisições no varejo demoram de três a cinco anos para chegar à maturidade. No caso de São Paulo, as lojas estão totalmente maturadas. Seus indicadores de rentabilidade já são iguais aos das unidades consolidadas. As Lojas do Baú, adquiridas no segundo semestre de 2011, foram totalmente integradas. Seu processo de maturação deve levar três anos. No caso da rede nordestina Lojas Maia, comprada em 2010, a integração está em fase de conclusão, e já temos indicadores de crescimento bastante relevantes das lojas daquela região.
O planejamento da rede é chegar a todos os Estados. Esse crescimento ocorrerá por aquisições ou pela abertura de lojas próprias?
Não pretendemo fazer novas aquisições nesse ano nem no próximo, pois ainda estamos consolidando o que compramos. E não temos uma data definida para chegar a todos os Estados do Brasil, embora o crescimento seja um dos princípios fundamentais da nossa estratégia.
Desde a abertura de capital, em abril de 2011, as ações caíram de R$ 15,90 para menos de R$ 10. O que houve? Foi o prejuízo de R$ 40,75 milhões no primeiro trimestre?
A queda se explica por dois motivos. O primeiro é porque as bolsas caíram no mundo todo e o Brasil não foi exceção. O índice Bovespa não ultrapassou os 70 mil pontos neste ano. O segundo motivo foram os nossos resultados de 2011 e do primeiro trimestre de 2012, que não foram tão positivos como o mercado esperava.
Veículo: Revista Isto É Dinheiro