O Grupo Pão de Açúcar (GPA) inaugura hoje (30) a primeira loja verde na Região Nordeste, na Av. Bernardo Vieira de Melo, no bairro de Piedade, perto de Recife (PE). Foram investidos R$ 22 milhões na unidade, custo entre 10% e 15% maior do que o de numa loja "comum". O funcionamento da loja verde vai gerar 300 empregos diretos e indiretos.
"Nesta loja reunimos todas as ações socioambientais da rede, além de novidades que buscamos em nossa estratégia de inovação", afirmou o diretor-regional do Pão de Açúcar, Luís Carlos Araújo. Com a loja pernambucana, a rede contabilizará sete lojas verdes no País - cinco em São Paulo, uma no centro-oeste e uma em Jaboatão dos Guararapes (PE) -. O conceito de "loja verde" é relacionado com a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed). A preocupação com o impacto ambiental vai desde a construção - com o reaproveitamento de materiais, reúso da água e diminuição do consumo de energia, até ações para descarte de materiais e melhor uso dos insumos.
As demais unidades do Pão de Açúcar em Pernambuco (nos bairros dos Aflitos e do Parnamirim, no Recife) estão passando por adequações para atenderem as demandas de respeito ambiental, segundo Luís Carlos Araújo. De acordo com o diretor-regional, elas não podem ser consideradas "verdes", pois o conceito precisa ser adotado desde a construção.
Veículo: DCI