O Pão de Açucar contratou a Telefônica para montar a maior rede IP do varejo brasileiro. A nova infraestrutura envolve as 626 lojas de Pão de Açúcar, Extra (hiper, super e minimercado) e Assaí no Brasil.
A nova rede - que já começou a ser implementada na sede da companhia e tem previsão de ser finalizada em 2013 - dará suporte a novas aplicações, como videoconferência, quiosques multimídia, treinamento a distância, aplicativos para o consumidor utilizar nas lojas através de seu celular, melhorando e simplificando sua experiência de compra.
“Trata-se de um passo importante para que possamos oferecer o que há de mais inovador tanto para o nosso consumidor quanto para o nosso cliente interno. Queremos estar totalmente preparados para as tendências do varejo do futuro”, diz Ney Santos, CIO do Grupo Pão de Açúcar.
Outros serviços como quiosques multimídia e treinamento a distância também poderão ser oferecidos a partir da rede IP, como reuniões virtuais para promover maior colaboração e integração entre os 150 mil funcionários do Grupo, espalhados em cerca de 700 locais diferentes no País.
“Além de reduzir custos com viagens, o objetivo é otimizar nossos recursos de comunicação. O aumento dos recursos de colaboração irão permitir mais agilidade na tomada de decisões”, acrescenta Santos. Possibilitar que os executivos e colaboradores tenham acesso a informações gerenciais por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets também irão garantir agilidade e produtividade.
A rede IP do Grupo Pão de Açúcar permitirá a integração de mais de 30 mil ramais de voz espalhados em quase 700 localidades, que funcionarão com a tecnologia VoIP, voz sobre IP, plataforma que é cada vez mais empregada como alternativa ao sistema tradicional de telefonia fixa. A plataforma de telefonia IP escolhida é da Cisco.
Além da infraestrutura da rede corporativa, o contrato com a Telefônica |Vivo – por meio de sua unidade especializada no mercado corporativo que atende mais de duas mil empresas na América Latina – abrange outros serviços.
Entre eles, destaca-se a gestão proativa da rede corporativa, incluindo monitoramento e ações preventivas com alarmes automáticos, caso seja detectado algum problema no tráfego de voz e dados entre a matriz, escritórios e as lojas do grupo.
O Segmento Corporativo da Telefônica | Vivo será responsável pelo outsourcing total da rede corporativo do Grupo, incluindo gestão proativa, plataforma de call center, sistema de tarifação e gestão de contas, manutenção e suporte com técnicos no site do cliente e toda a plataforma de voz e dados.
Veículo: Convergência Digital