Apesar das dificuldades, Grupo Pão de Açúcar conseguirá alcançar metas

Leia em 2min

Ao que tudo indica, as metas traçadas pela maior rede varejista do País, o Grupo Pão de Açúcar (GPA), serão alcançadas, apesar de Enéas Pestana, presidente do grupo, afirmar que o mercado não está dos mais fáceis este ano. Em reunião pública ocorrida ontem, o executivo enfatizou o complicado momento do varejo, mas disse que isso não barrará o grupo. "Certamente vamos entregar as metas neste ano, mas o mercado não está fácil."

Ao total, foi investido R$ 1,8 bilhão, montante este em linha com o valor estipulado no começo deste ano. Em 2013, a rede dará atenção especial ao formato de proximidade ou de vizinhança, o Minimercado Extra, que operou bem ao longo deste ano. Segundo Rita Ribeiro de Souza, diretora da divisão Minimercado, a perspectiva é que essa operação ganhará cerca de 100 lojas nos próximos 12 meses.

Neste ano é previsto que essa bandeira pertencente ao Extra feche o ano com 105 pontos de venda, em sua grande maioria concentradas na região de São Paulo (SP). Das 105 lojas do mercado de proximidade, 44 foram de novas operações, e as restantes, oriundas de conversão de bandeira, conforme afirmou Vitor Fagá, diretor de Relações Corporativas e de Relações com Investidores. "Vamos focar no desenvolvimento dessa bandeira nos próximos anos", disse o executivo. A rede também investirá no modelo de atacado com varejo (atacarejo) em 2013.

Para enfatizar o potencial do mercado de vizinhança, José Roberto Tambasco, diretor de negócios do varejo do grupo, disse também na data que é sentido no mercado uma redução nas idas aos pontos de vendas, e isso ajuda o modelo menor de operação, além de ter investimento menor e retorno mais rápido. "O consumidor tem reduzido as idas ao supermercado em cerca de 4%. Nos hipermercados, essa redução é mais significativa, pela existência do supermercado de proximidade", argumentou ele.

Compras de Natal

Como é praxe no mercado, existe uma certa preocupação com as vendas de final de ano. Segundo Enéas Pestana, mais uma vez o consumidor brasileiro fará suas compras na última hora. " Isso acontece porque o peru ocupa espaço na geladeira, então todo mundo deixa para a última hora", disse ele.

Questionado sobre as perspectivas de vendas, Pestana afirmou que, como todo ano, eles estão na expectativa de como esse período será. "Todo ano a gente fica angustiado para saber se vai vender ou não a quantidade que foi planejada."



Veículo: DCI


Veja também

Condor investe R$ 25 mi em nova unidade

O supermercado Condor Super Center investiu R$ 25 milhões para a abertura de uma nova unidade na cidade de Parana...

Veja mais
Carrefour tem sete linhas e mais de 8 mil itens

Outra rede que aposta nos produtos de marca própria é o Grupo Carrefour. Em nota enviada ao DCI, a rede af...

Veja mais
Walmart oferece curso grátis para pequenos empresários

Em pouco menos de dois meses, mais de 15 mil pequenos empresários já participaram do curso gratuito "Suste...

Veja mais
Walmart recorreu a suborno no México, diz NYT

O Walmart recorreu ao suborno para conseguir a liberação de imóveis em regiões nobres e assi...

Veja mais
Parceria com Wal-Mart dá à Facebook músculo publicitário

A ação da Facebook Inc. subiu mais de 50% desde seu ponto mais baixo, em setembro. Mas saber se a empresa ...

Veja mais
Coop oferece vagas de trabalho

A Coop - Cooperativa de Consumo está disponibilizando vagas de emprego em diversos setores, unidades e funç...

Veja mais
Assaí vai investir R$ 1 bilhão em 3 anos

Rede pretende inaugurar cerca de 60 unidades, duplicando número de lojas A ascensão da classe C tem leva...

Veja mais
Abilio Diniz perde apoio no conselho do Pão de Açúcar

Proposta do empresário de levar companhia ao Novo Mercado só teve apoio da família Medir for&ccedi...

Veja mais
Casino derruba propostas de Abilio Diniz no conselho

Atualizada às 10h10. A reunião do conselho de administração do Grupo Pão de Aç...

Veja mais