Meta da companhia é abrir 100 novas unidades desse tipo ao longo do próximo ano
O Grupo Pão de Açúcar elegeu a bandeira Minimercado Extra como um dos destaques do plano de expansão da companhia para o próximo ano. A estratégia é inaugurar 100 lojas sob esse formato, conhecido como supermercado de proximidade.
A maior varejista do país concluiu este ano as conversões de lojas no antigo formato Extra Fácil para Minimercado Extra, que chegou a 100 unidades em dezembro. Até o fim de 2012, devem ser abertas outras cinco unidades, totalizando 105 lojas, a maior parte delas concentradas em São Paulo.
“Vamos focar muito no desenvolvimento dessa bandeira nos próximos anos”, afirma Vitor Fagá, diretor de Relações com os Investidores da companhia. Este ano, foram abertas 44 unidades de Minimercado, enquanto o restante foi resultado de conversões. “O consumidor tem reduzido as idas ao supermercado em cerca de 4% e no caso dos hipermercados, essa redução é mais significativa, pela existência do supermercado de proximidade”, diz José Roberto Tambasco, diretor de Negócios do Varejo do grupo.
Segundo, o formato de minimercados ainda tem a vantagem de requerer menor investimento e garante retorno mais rápido. A empresa também tem dado mais atenção ao formato de “atacarejo” — que mistura características de atacado e do varejo tradicional —, segmento no qual o grupo planeja investir mais de R$ 1 bilhão nos próximos três anos para dobrar o tamanho da operação.
Na semana passada, o diretor de autosserviço e presidente do Assaí — bandeira de atacarejo do Pão de Açúcar —, Belmiro Gomes, disse que o grupo espera inaugurar 60 unidades nesse formato até 2015, dobrando a quantidade atual de lojas. Metas O Pão de Açúcar informou ontem também que deve encerrar 2012 com investimentos ao redor de R$ 1,8 bilhão, em linha com o previsto no início do ano. “Temos bastante clareza em atingir as metas traçadas para este ano”, diz Fagá.
Em termos de expansão da área de vendas, o executivo afirmou que o crescimento deve ser de cerca de 6% no segmento alimentar, no piso da projeção traçada, entre 6% e 6,7%. “Expansão é um dos nossos principais objetivos para 2013. Também queremos ampliar participação do segmento de eletroeletrônicos nos hipermercados e fortalecer os pontos de venda para atender o aumento das refeições fora de casa”, acrescentou Tambasco, sobre à implantação de restaurantes nas lojas.
Veículo: Brasil Econômico