Com embalagens sofisticadas e em francês, artigos prometem atrair consumidor com preços acessíveis
Ele introduziu o conceito de hipermercado no Brasil. Fez importantes aquisições e por anos manteve o título de maior varejista do país.
O Carrefour também foi o primeiro a lançar produtos de marca própria, estratégia logo copiada pelos concorrentes. Mas há algum tempo, a companhia deixou de lançar tendências para protagonizar uma série de desinvestimentos. Depois do rombo de R$ 1,2 bilhão encontrado em 2010 nas suas contas no Brasil, a rede nunca mais foi a mesma.
Mudou de presidente, fechou lojas, saiu do comércio eletrônico. Mas esta semana resolveu deixar seu casulo para anunciar uma nova estratégia. O assunto, novamente, é marca própria. Uma ação modesta,mas que demonstra uma tentativa de continuar brigando por vendas.
A varejista lançou 100 produtos importados com a marca Carrefour. Provenientes de países como França, Espanha, Itália e Bélgica, eles ganharamares de alta gastronomia, mas têm como objetivo atrair também consumidores das classes populares. Isto porque os preços variam de R$ 3,49 a R$ 15,99. “Como são produtos exclusivos da empresa, fidelizam o cliente e são acessíveis para a classe C, que consome cada vez mais produtos diferenciados e valoriza o preço na hora da compra”, informou a empresa em nota.
Apesar do preço acessível, percebe-se uma certa sofisticação nos rótulos. Todos os itens apresentam embalagens escritas em francês, mesmo aqueles não fabricados na França. Biscoitos, geleias, bombons, conservas e molhos estão entre os exemplos.
Para Eugênio Foganholo, especialista em varejo da consultoria Mixxer, os preços realmente são atraentes. “Por serem importados e com rótulos em francês, eles se transformam em produtos aspiracionais para o consumidor emergente”, diz.
Segundo o consultor, a estratégia do Carrefour tem tudo para dar certo, independente da variedade de produtos deste tipo disponíveis no mercado varejista. “O consumidor de hoje frequenta várias lojas. Ele é multicanal e compra em cada loja o que mais lhe interessa”, diz
O Carrefour afirma que a chegada dos importados gerou um aumento de 5% no sortimento de produtos que levam o nome da rede. Vale lembrar que a varejista possui a marca própria Carrefour há muitos anos. Só que até então, todos os produtos com este nome era nacionais. Além de não estarem focados na sofisticação.
O Casino, principal concorrente do Carrefour no Brasil e na França, vende por aqui seus produtos com a marca própria que leva seu nome há muitos anos. Os itens, à venda em suas lojas com a bandeira Pão de Açúcar, também são considerados premium.
Outras marcas
Considerando também suas outras marcas próprias como Viver, Discount, Tex, e as Carrefour Home, Selection, Kids e Baby são mais de 3 mil itens nas lojas. “A importação de produtos com marca própria partiu de umestudo realizado pela empresa para identificar quais as linhas de alimentos ofereciam boa aceitação e maior oportunidade de crescimento”, diz a companhia.
Veículo: Brasil Econômico