Cencosud diminui investimentos no país

Leia em 1min 50s

A rede chilena Cencosud, quarta maior varejista de supermercados do país, vai reduzir investimentos, e por consequência, abrir menos lojas no Brasil em 2013. A queda no valor previsto para este ano é de cerca de 40%, em relação ao desembolso anunciado de 2012. Os valores constam em relatório anual de estimativas da varejista.

A companhia planeja investir US$ 116 milhões no país neste ano - equivalente a R$ 232 milhões, com base na previsão de dólar médio do ano, segundo boletim Focus, divulgado pelo Banco Central. Parte desse valor deve ser aplicado na abertura de 15 lojas no país em 2013. Em 2012 a empresa anunciou US$ 198 milhões em investimentos no país (R$ 386 milhões, com base no dólar médio de 2012) e a abertura de 26 lojas.

Mas, pelos cálculos do fim do ano passado, as inaugurações vieram em menor volume - 22 unidades foram abertas em 2012. O resultado, porém, ainda está acima da previsão da rede para 2013.

A empresa é dona de uma série de varejistas com forte presença regional no Brasil, como a sergipana G.Barbosa e a Prezunic, do Rio de Janeiro. O Brasil é o segundo país com maior peso dentro dos resultados da empresa, só perdendo para a operação no Chile.

A redução de desembolsos reflete uma posição geral da empresa - que reduziu as previsões de investimento do grupo na América do Sul. A companhia adquiriu o Carrefour na Colômbia em 2012 e se endividou para isso. Ao mesmo tempo, a rede também tem focado parte dos esforços, desde o ano passado, no processo de integração de negócios adquiridos em diversos países, e isso explicaria os investimentos menores, segundo relatório de analistas.

Em 2012, a varejista anunciou US$ 1,3 bilhão em investimentos nos países em que atua - Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Brasil. Para 2013, o número deve cair para US$ 731 milhões, previu a rede. Nos últimos meses, as varejistas do país começaram a anunciar os seus planos de investimento, com projetos agressivos de expansão orgânica. Grupo Pão de Açúcar e a rede Dia planejam, juntas, pelo menos 250 novas inaugurações em 2013.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Supermercados de SC esperam alta de 5% nas vendas para a Páscoa

Entre as grandes redes, otimismo é maior e projeção é de incremento de até 20%Os supe...

Veja mais
Supermercados de SC esperam alta de 5% nas vendas para a Páscoa

Os supermercados já estão prontos para a guerra pelo consumidor. Carregados com os cem lançamentos ...

Veja mais
Muffato investe R$ 30 milhões

A rede supermercadista Muffato investiu R$ 30 milhões na abertura de sua terceira unidade em São Paulo. O ...

Veja mais
Abilio Diniz nega que renunciará ao cargo e notifica Casino

Depois de conseguir a indicação ao cargo de presidente do conselho da BRF, Abilio Diniz notificou extrajud...

Veja mais
Walmart amplia linha de marcas próprias para a Páscoa

Por Margareth Meza*O Walmart apresentou hoje (26/02), em almoço para a imprensa, os lançamentos de marca p...

Veja mais
Casino quer controle absoluto, diz Abilio em notificação ao sócio

Abilio Diniz, presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar (GPA), e...

Veja mais
Nova loja de supermercado

A "Princesa do Norte" vai ganhar nova opção de compras com mais uma unidade da Rede PinheiroSobral. O Pinh...

Veja mais
Em carta, Abilio se queixa do sócio Casino

O empresário Abilio Diniz enviou ontem uma notificação ao grupo francês Casino, seu só...

Veja mais
Diniz ameaça entrar na Justiça contra Casino

Brasileiro acusa francês de fazer campanha para tirá-lo da presidência de conselho e de vazar informa...

Veja mais