Casa Apis é o principal parceiro do Clube dos Produtores no Estado. De setembro de 2012 até janeiro deste ano, já foram comercializados para a rede quase 60 mil unidades de bisnagas de mel de abelha orgânico
O Walmart lançou ontem (7/2), no Piauí, o Clube dos Produtores, um projeto permanente de apoio à produção, qualificação e comercialização de alimentos, principalmente de pequenos e médios produtores. O evento de lançamento aconteceu, às 10h, no Hiper Bompreço São Cristovão, reunindo autoridades, associações representativas do segmento, produtores rurais e executivos do Walmart.
O Clube dos Produtores tem como objetivo dar acesso aos produtores ao varejo por meio das lojas do Walmart Brasil, que no Piauí atua, hoje, através das bandeiras Hiper Bompreço (2 unidades), Bompreço (1 unidade) e Maxxi Atacado (1 unidade). A Central de Cooperativas Apícolas, Casa Apis, é o principal parceiro do Clube no Estado. O empreendimento é formado por sete cooperativas de pequenos produtores de mel, que somam 1.081 famílias - 51 lideradas por mulheres -, e adotam os princípios da autogestão compartilhada, com participação de todos os cooperados. A produção do mel está espalhada por 57 municípios, entre eles Pimenteiras, Valença, Acauã e Ipiranga.
O Walmart foi o primeiro varejista a abrir as portas de suas unidades para os produtos da Central. De setembro de 2012 até janeiro deste ano, já foram comercializados para a rede quase 60 mil unidades de bisnagas (340g e 470g) de mel de abelha orgânico, o que representa um acréscimo de 20% no valor da matéria prima, ou seja, uma maior receita ao produtor.
Segundo Antonio Leopoldino, diretor da Casa Apis, antes da parceria, a maior parte da produção tinha como destino o mercado externo (exportação), o que não dava sustentabilidade ao negócio. Com a parceria do Walmart, o produto ganhou às gôndolas não só das lojas da rede no Piauí (Bompreço e Hiper Bompreço) mas dos demais estados do Nordeste, gerando mais emprego e renda para os cooperados. "Parcerias como essa permite com que cumpramos nossa missão de melhorar a vida das comunidades com as quais trabalhamos", diz. Para 2013, a expectativa é que as vendas do mel da Casa Apis aconteça em lojas do Walmart de outras regiões do País.
"Além de aumentarmos a rentabilidade, já que as negociações de compra e venda dos produtos eliminam os intermediários, contribuímos ainda para fixação dos pequenos e médios produtores em suas propriedades, desenvolvendo seus negócios. Nosso cliente também ganha, já que passa a ter acesso a um produto de qualidade, saudável e com preço baixo. Geramos assim um ciclo sustentável", destaca Luciano Nunes, Diretor de Perecíveis do Walmart Brasil.
Uma década
Em 2012, o Clube completou dez anos de existência e os números de crescimento são para lá de significativos: de um início com 14 famílias, em 2002, o programa saltou para mais de 10 mil famílias no ano passado, localizadas em 12 estados brasileiros. O valor das compras do Walmart passou de R$ 650 mil, no primeiro ano, para R$ 190 milhões em 2012.
No Nordeste, além do Piauí, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas fazem parte do Clube. São mais de 7 mil famílias de 200 municípios atendidas na região.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Walmart/ Portal Abras