O preço alto dos produtos tem elevado o lucro das redes supermercadistas. Em fevereiro, por exemplo, o chamado faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPCA) apontou crescimento de 1,4% no conceito mesmas lojas (as em operação no tempo mínimo de 12 meses) em comparação a 2012. Em fevereiro do ano passado, o crescimento foi de 9,8% em relação a 2011, aponta a Apas (Associação Paulista de Supermercados).
Quando comparado a janeiro, o setor apresentou queda já esperada de 4,1%, visto que fevereiro é o mês com menos dias úteis no ano e, sendo assim, as vendas tendem a ser menores. No Carnaval, no entanto, as comercializações tiveram elevação em decorrência das vendas de bebidas e carnes. Em relação a 2012, o setor registrou crescimento de 7% neste período.
No conceito todas as lojas (as criadas durante o período pesquisado), houve alta de 1,6% em fevereiro, em comparação ao ano anterior. Em relação a janeiro, o segundo mês do ano registrou queda de 4,7%. Esse declínio é justificado pela menor quantidade de dias em fevereiro.
REFLEXOS - Se por um lado os supermercados estão faturando mais, a inflação que pesa no bolso de consumidores e preocupa economistas está levando os clientes a comprar menos. Os aumentos de preços verificados nos últimos meses estão por trás da queda de 0,4% nas vendas do varejo registrada na passagem de janeiro para fevereiro pela Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Na comparação com fevereiro do ano passado, o recuo de 0,2% no volume vendido foi o primeiro resultado negativo desde novembro de 2003. Alimentos mais caros prejudicaram as vendas dos supermercados. (das agências)
Veículo: Diário do Grande ABC