Custo elevado faz faturamento de supermercados subir

Leia em 1min 30s

O preço alto dos produtos tem elevado o lucro das redes supermercadistas. Em fevereiro, por exemplo, o chamado faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPCA) apontou crescimento de 1,4% no conceito mesmas lojas (as em operação no tempo mínimo de 12 meses) em comparação a 2012. Em fevereiro do ano passado, o crescimento foi de 9,8% em relação a 2011, aponta a Apas (Associação Paulista de Supermercados).
Quando comparado a janeiro, o setor apresentou queda já esperada de 4,1%, visto que fevereiro é o mês com menos dias úteis no ano e, sendo assim, as vendas tendem a ser menores. No Carnaval, no entanto, as comercializações tiveram elevação em decorrência das vendas de bebidas e carnes. Em relação a 2012, o setor registrou crescimento de 7% neste período.

No conceito todas as lojas (as criadas durante o período pesquisado), houve alta de 1,6% em fevereiro, em comparação ao ano anterior. Em relação a janeiro, o segundo mês do ano registrou queda de 4,7%. Esse declínio é justificado pela menor quantidade de dias em fevereiro.

REFLEXOS - Se por um lado os supermercados estão faturando mais, a inflação que pesa no bolso de consumidores e preocupa economistas está levando os clientes a comprar menos. Os aumentos de preços verificados nos últimos meses estão por trás da queda de 0,4% nas vendas do varejo registrada na passagem de janeiro para fevereiro pela Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na comparação com fevereiro do ano passado, o recuo de 0,2% no volume vendido foi o primeiro resultado negativo desde novembro de 2003. Alimentos mais caros prejudicaram as vendas dos supermercados. (das agências)



Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Carrefour indeniza empregada por discriminação

O Carrefour foi condenado pela primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) por não coibir conduta opres...

Veja mais
Abilio segura plano de reorganização da BRF

O empresário Abilio Diniz, recém-eleito presidente do conselho de administração da BRF, diss...

Veja mais
Autoatendimento é estratégia da Super Muffato para crescer

A moda do autoatendimento começa a emplacar nas redes médias supermercadistas do Brasil. Enquanto nos pa&i...

Veja mais
Pão de Açúcar cresce 9,7% no primeiro trimestre

O Grupo Pão de Açúcar anuncia o desempenho das vendas do 1º trimestre de 2013, no qual obteve ...

Veja mais
Diniz quer rediscutir internacionalização da empresa

Estrutura de multinacional começaria a ser implantada no segundo semestre, mas será postergadaSÃO P...

Veja mais
Supermercados projetam expansão de 6% em 2013

Setor faturou mais de R$ 19 bilhões em 2012, de acordo com a AgasAs mais de quatro mil empresas supermercadistas ...

Veja mais
Lopes Supermercados lança amaciante de roupas

No mês de março, a marca própria de produtos Lopes lançou novo produto para facilitar e perfu...

Veja mais
Abilio é eleito para liderar plano de expansão internacional da BRF

Empresário é o novo presidente do conselho da sexta maior companhia de alimentos do mundoCom restriç...

Veja mais
Abilio ganha apoio e é eleito para a BRF

O empresário Abilio Diniz foi eleito ontem presidente do conselho de administração da BRF, ap&oacut...

Veja mais