Preço faz venda de alimentos e bebidas em supermercados ter queda

Leia em 1min 10s

Com o forte aumento dos preços, as vendas de alimentos e bebidas nos supermercados tiveram a segunda queda consecutiva em março na comparação com o mês anterior, livre de influências sazonais.
A retração, de 2,1%, foi a mais intensa desde fevereiro de 2008 (-2,2%). A queda pesou no resultado das vendas do varejo como um todo, que tiveram leve queda de 0,1% em março ante o mês anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (15) pelo IBGE.

"O preço dos alimentos teve uma forte elevação, o que influenciou no resultado do setor", afirma Aleciana Gusmão, técnica do IBGE.

A inflação de alimentos subiu 15% no acumulado dos últimos 12 meses encerrados em março, quando o IPCA havia registrado alta de 6,59%.

Já na comparação anual de março houve alta de 4% nas vendas, explicada pela comemoração da Páscoa. No ano passado, o feriado ocorreu em abril.

Outro setor que pesou no resultado negativo de março frente ao mês anterior foi o de eletrônicos e equipamentos de informática e comunicação, com queda de 5,2%. Após acumular resultados positivos de dois dígitos em 2010 e 2011, teve aumento de 7% no ano passado e começa a cair em 2013.

"O que a gente percebe é que pode ter havido uma acomodação da demanda. O que o consumidor vai fazer daqui para frente é trocar de aparelho, mas para trocas tem que pensar duas vezes porque o orçamento está comprometido com alimentação", afirmou Reinaldo Pereira, gerente do IBGE.

O comprometimento da rendas das famílias, que está elevada, também explica parte da queda. 



Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Magazine Luiza quer lojas da Viavarejo

A presidente da varejista Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, afirmou nesta terça-feira que tem interesse de ar...

Veja mais
Grupos Y.Yamada e Leolar juntos em parceria que impacta o varejo da região Norte

da esq/ p/ dir/ Fernando Yamada vice-presidente financeiro do grupo Y.Yamada e Andrey Rocha diretor-presidente...

Veja mais
Tecnologia facilita as compras

Supermercados investem em inovação para ajudar na logística da empresa e auxiliar os consumidores n...

Veja mais
Pão de Açúcar avalia condições para oferta primária de Via Varejo

O Grupo Pão de Açúcar, controlador da Via Varejo, começou a fazer as primeiras anális...

Veja mais
Assaí abre loja em Maringá

Com um agressivo plano de expansão, que prevê 60 novas unidades para os próximos três anos, o ...

Veja mais
Menos energia nas gôndolas

Um hipermercado na capital paulista, com mais de mil gôndolas, economizou 68% em energia por utilizar a tecnologia...

Veja mais
Identificação individual de produtos ganha espaço

Apontada como capaz de economizar tempo e aumentar a assertividade de processos como inventário e logístic...

Veja mais
Família Klein vai fazer megaoferta de ações da Via Varejo

A família Klein informou o Grupo Pão de Açúcar sobre o interesse em fazer a oferta pú...

Veja mais
Rede de supermercados Patrezão terá de vender as quatro unidades

Acordo... O juiz Paulo Luiz Aparecido Treviso, da 3ª vara civil de Araraquara, homologou acordo do plano de recuper...

Veja mais