da esq/ p/ dir/ Fernando Yamada vice-presidente financeiro do grupo Y.Yamada e Andrey Rocha diretor-presidente do grupo Leolar
Os grupos Y.Yamada e Leolar, dois gigantes do varejo paraense, anunciaram nesta terça-feira, dia 14, uma parceria que vai impactar o varejo na região Sul do Pará, a principal fronteira de desenvolvimento do Estado. Com o crescimento esperado, o faturamento somado das duas marcas deve ficar entre as dez maiores operações de varejo do Brasil - com uma receita anual próxima de R$ 4 bilhões.
Atualmente, a Y.Yamada é a maior empresa varejista do Norte em faturamento e 13ª no ranking nacional da Abras. Suas operações estão concentradas na região metropolitana de Belém e nordeste paraense, além de uma loja no centro-oeste do Estado (Santarém) e outra no estado do Amapá (na capital Macapá), totalizando 36 lojas de departamentos, sendo 20 com supermercado.
Com a parceria firmada, a Yamada vai entrar com supermercado nas maiores lojas do grupo Leolar, que é líder no segmento de móveis e eletrodomésticos no sul do Pará, com 45 lojas em 24 municípios.
A união das duas bandeiras começa por Marabá, sede do grupo Leolar e maior cidade da região, capital do polo de desenvolvimento impulsionado pelos projetos de mineração da Vale e outras companhias. O próprio grupo Leolar tem três empresas de extração de minérios e uma siderúrgica. O grupo atua também na área de empreendimentos imobiliários, lojas de informática e franquias de móveis modulados. No mês passado, inaugurou o primeiro shopping multiuso da região, com 274 lojas e uma torre comercial de 165 salas.
Segundo Andrey Dimitri Rocha, diretor-presidente do grupo Leolar, a parceria com o grupo Yamada visa agregar novos serviços para os 600 mil clientes da empresa. "É uma soma de competências e expertises em favor do cliente e do varejo no Estado. Ganha o consumidor e ganha o Pará, com esta união que amplia nossas forças, possibilitando o crescimento e modernização das nossas operações e a oferta de empregos", disse o empresário marabaense.
Fernando Yamada, vice-presidente financeiro do grupo Y.Yamada, informou que o tempo agora é só o necessário para fazer adaptações nas lojas, com a instalação de equipamentos e redefinição de layout. "Já estamos fechando com os fornecedores também e acredito que num prazo de 60 ou 90 dias estaremos com as primeiras lojas operando com as duas bandeiras. O cronograma inicial é implantar supermercado em 14 ou 15 lojas Leolar", informou.
Além da parte de supermercado, a Y.Yamada deve implantar também seções do ramo mole de magazine (confecções e calçados) e a Leolar continuará operando com móveis e eletrodomésticos. "Esta operação deve trazer um incremento de vendas, mas principalmente agregar valor às duas marcas. Temos culturas diferentes, pois atuamos em regiões diferentes desse estado de dimensões continentais. Vamos somar e aprender juntos", declarou Fernando Yamada. "Nossa meta é buscar atender e entender melhor o nosso cliente", acrescentou Andrey Rocha.
Fonte: Assessoria de comunicação Y.Yamada