Atacarejo abre hoje unidade em Sabará, aporte foi de R$ 5 mi.
Dando continuidade ao seu plano expansão, o Grupo Super Nosso/Apoio Mineiro inaugura hoje mais uma loja da rede de atacarejo Apoio Mineiro. O local escolhido foi um terreno na avenida José Cândido da Silveira, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). No total, serão 3,5 mil metros quadrados de área construída e um estacionamento com capacidade para 130 veículos. O empreendimento consumiu R$ 5 milhões e a expectativa é que cerca de três mil clientes passem diariamente pelo local, que emprega 300 funcionários diretamente.
No varejo, o Apoio Mineiro tem o objetivo de atender, principalmente, às classes C e D e, no atacado, empresas do ramo de alimentação, como restaurantes e padarias. Segundo o superintendente do grupo Apoio Mineiro/Super Nosso, Rodolfo Nejm, o município foi escolhido por reunir características como um amplo mercado consumidor, impulsionado pela ascensão da nova classe média, cada vez mais exigente e em busca de produtos e de atendimento de maior qualidade.
Além de Sabará, a empresa tem o objetivo de abrir outras duas lojas ainda em 2013, uma da marca Apoio Mineiro e outra Super Nosso, que deve consumir R$ 9 milhões em aportes. Nenhuma delas teve, até o momento, os endereços divulgados. Nejm informa que a prospecção de novas áreas, aptas a abrigar os novos projetos, é contínua. "O nosso plano é abrir, por ano, em média duas lojas Super Nosso e outras três Apoio Mineiro. Assim, esperamos dobrar o número de unidades nos próximos três, quatro anos no máximo", revela o superintendente.
Mas, antes de alcançar as metas propostas, é preciso enfrentar alguns desafios. Entre eles, Nejm ressalta a escassez de terrenos e carência de mão de obra qualificada. "Conseguimos abrir mais lojas Apoio Mineiro, pois, nesse caso, temos uma disponibilidade maior de áreas a um preço viável. O Super Nosso tem foco em um público mais específico e, por isso, precisa se localizar em bairros da região Centro-Sul, onde a saturação é maior", esclarece. No curto prazo, a empresa não planeja levar a rede para municípios do interior de Minas Gerais e outros estados. Além de Belo Horizonte e Sabará, a marca já está presente em outras duas cidades da RMBH, Lagoa Santa e Nova Lima.
A fim de chamar atenção dos poucos trabalhadores do mercado, o grupo desenvolveu algumas ações na área de recursos humanos. Elas priorizam a concessão de benefícios e premiações aos colaboradores e são responsáveis por motivar o funcionário a se qualificar e ir sempre em busca do melhor desempenho. "A mão de obra qualificada é essencial para manter nosso padrão de atendimento, uma das nossas principais preocupações", frisa.
Outra prioridade da empresa neste momento é com a inovação. Por isso, ela começa a disponibilizar aos seus clientes, a partir de julho, o Super Nosso em Casa. O serviço de vendas pelas internet vai possibilitar aos clientes ter acesso ao vasto mix de produtos e fazer as suas compras sem precisar sair de casa. O plano demandou até agora R$ 1,5 milhão de investimento, conforme Nejm.
A expectativa de faturamento para 2013 é de R$ 1,6 bilhão, superior aos R$ 1,28 bilhão do ano passado. A maior parte da rentabilidade total, 60%, corresponde ao Apoio Mineiro e os 40% restantes ao grupo Super Nosso. Com a abertura, o Apoio Mineiro passa a contar com 11 lojas, enquanto o Super Nosso já conta com 14 unidades.
Veículo: Diário do Comércio - MG