O Grupo Pão de Açúcar pretende investir o equivalente a cerca de US$ 1 bilhão neste ano para expandir sua rede pelo País, disse ontem o presidente da companhia, Enéas Pestana. Em 2013, segundo ele, R$ 2 bilhões serão investidos nas redes Extra, Pão de Açúcar e Assaí. No ano passado, os investimentos atingiram R$ 1,5 bilhão.
De acordo com Enéas, o grupo abrirá entre 12 e 15 lojas atacadistas com a bandeira Assai neste ano, introduzindo a marca em sete estados. Também há planos de abrir cem minimercados no Estado de São Paulo até dezembro. A meta é inaugurar de 100 a 150 minilojas por ano no País.
A expansão com unidades menores se dará primeiro em São Paulo e, posteriormente, vai avançar no Rio de Janeiro. Pestana afirmou que a inflação está sob controle no Brasil e disse que empresa enfatizará o crescimento orgânico em 2013 para atender às mudanças nas necessidades dos consumidores brasileiros, que hoje compram mais e buscam conveniência.
A estratégia do Pão de Açúcar, segundo ele, inclui a expansão para regiões brasileiras que vêm crescendo rapidamente, mas onde o grupo ainda tem uma presença menor, como o Nordeste. Simultaneamente, não estão descartadas aquisições ou expansão internacional. Pestana ressalta que a compra de outras varejistas não está descartada (no caso de surgirem boas oportunidades), mas não é uma prioridade.
No primeiro trimestre do ano, o Pão de Açúcar teve receita líquida de R$ 13,4 bilhões. O lucro subiu 42% e atingiu R$ 236,6 milhões.
Veículo: DCI