O consumidor mais receoso devido à alta nos preços não foi capaz de frear o bom desempenho em vendas do Grupo Pão de Açúcar (GPA). A rede varejista, atualmente controlada pelo grupo francês Casino, registrou no mês de maio incremento de 10,9% em suas vendas brutas totais no segmento alimentar (com as operações supermercadistas Pão de Açúcar e Extra) no mês de maio.
Além das operações acima citadas, cabe destaque ao Assaí, atacado de autosserviço do grupo. No período, a bandeira apresentou crescimento de 39% em seu faturamento, efeito esse impulsionado pelo desempenho das lojas recém-inauguradas - nos cinco primeiros meses do ano foram cinco lojas inauguradas. Pelo critério 'mesmas lojas' - operações abertas há mais de 12 meses -, a rede registrou alta de 17%.
Por meio de comunicado enviado aos acionistas a companhia a afirmou que: " entende que o segmento tem grande potencial de expansão e espera triplicar as vendas da rede nos próximos cinco anos." No segmento não alimentar, com a Via Varejo - operação de eletroeletrônicos e móveis do GPA -, o Dia das Mães (segunda principal data para o varejo) trouxe bons resultados. No conceito 'mesmas lojas', as vendas relacionadas à data apresentaram crescimento de 12% nas lojas físicas das bandeiras Casas Bahia e Pontofrio, além de contribuir para elevação de 8,7% do faturamento no mês de maio ao se comparar com o igual período do ano anterior.
O GPA desde o começo deste ano tem apresentado bons resultados frente a um consumo menor. Ao divulgar as vendas do primeiro trimestre, a rede apresentou alta de 69,7% no lucro líquido em comparação com o mesmo período do ano passado. A receita bruta totalizou R$ 14,984 bilhões, crescimento de 9,7% em relação ao primeiro trimestre de 2012 e 25 novas lojas foram inauguradas no período analisado.
Veículo: DCI