Comprometido em apoiar o Governo Federal no processo de aprimoramento das relações de consumo no Brasil, o Grupo Carrefour Brasil passa a emitir em todas as suas lojas do país um novo modelo de cupom fiscal, que atende a Lei Federal 12.741/2012. A partir de segunda-feira, 10 de junho, as bandeiras Carrefour e Atacadão passam a informar no cupom fiscal a soma dos impostos incidentes sobre as mercadorias e serviços. Além do valor em reais, o documento traz a participação dos tributos em percentual em relação ao total da compra.
O Grupo Carrefour Brasil passará a informar a soma de até sete impostos federais e estaduais: IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), PIS/Pasep, Cofins, Cide (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico)e ISS (Imposto sobre Serviços). A soma será identificada no documento como Valor de Tributos, logo abaixo ao total da compra.
O Grupo Carrefour Brasil informará também os impostos incidentes sobre cada mercadoria nas etiquetas de preços fixadas nas gôndolas das lojas. Este processo será feito gradativamente ao longo do mês. Com essa medida, o consumidor terá acesso de forma simples à informação do valor pago em impostos antes mesmo da finalização da compra.
Com a nova legislação, o Grupo Carrefour Brasil acredita que o país dá um importante passo no sentido de fortalecer os direitos dos consumidores, tornando mais transparente seu acesso às informações sobre a composição dos preços de suas compras em geral e, consequentemente, sobre seus gastos com impostos.
Sobre o Grupo Carrefour
Há 37 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A rede está presente em todas as regiões do país, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro e Atacadão, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos consumidores, como postos de combustíveis, drogarias e serviços financeiros. No mundo, o Grupo Carrefour é o segundo maior varejista do mercado, presente em mais de 30 países e com uma equipe de mais de 400 mil colaboradores. Por mais de 50 anos, a empresa tem estado presente na vida de mais de 25 milhões de consumidores da Europa, Ásia e América Latina.
Fonte: Assessoria de Comunicação Carrefour