Furto de carrinhos com os dias contados

Leia em 2min 40s

Irmãos desenvolveram uma solução que rastreia o equipamento e o controla dentro de uma area determinada.

O problema de furto e perdas de carrinhos de supermercados ganhou uma solução em Minas Gerais. Intrigados com o prejuízo que isso gerava aos donos dos estabelecimentos, dois irmãos criaram uma solução que rastreia o carrinho e o controla dentro de uma área determinada. Chamado de cart-id, a tecnologia ainda vai além da questão da segurança: ela identifica a rota do cliente nos corredores e sugere produtos e promoções que tenham a ver com o trajeto feito com o carrinho.

De acordo com a Associação Mineira de Supermercados (Amis), os supermercados de Minas Gerais são obrigados a repor 20% dos carrinhos de compra todos os anos por causa de perdas e furtos. Isso gera um prejuízo de até R$ 30 mil por mês para algumas redes. Diante desse problema, o engenheiro de telecomunicações Leonardo Maia Lima e o cientista da computação Eduardo Maia Lima investiram na solução. Eles são fundadores da Grade TI, startup incubada na Fumsoft, que também desenvolve software de logística para facilitar e agilizar os processos de armazenagem em estabelecimentos comerciais.

"Já tínhamos reparado a falta de carrinhos na prática e também vimos a matéria da Amis falando que se tratava de um grande problema. Percebemos que era uma oportunidade, então buscamos parceiros para a fabricação e a manutenção para que o produto fosse viável", explica Leonardo Lima. De acordo com ele, os carrinhos possuem um chip com tecnologia de identificação de rádio freqüência, que permitem seu monitoramento. "Os carrinhos são monitorados em tempo real: se eles saírem da área permitida, o gestor do supermercado recebe um alerta, seja no sistema interno do estabelecimento, por e-mail ou por mensagem de celular", afirma.

A segurança também é alertada ao cliente por meio de um monitor fixado na saída do supermercado. Segundo o engenheiro, assim que o condutor do carrinho passa pela porta, aciona o monitor, que exibe uma mensagem para a devolução do carrinho. Além disso, a tecnologia permite o monitoramento não apenas para sua segurança, mas também para melhorar a prestação de serviço. De acordo com Lima, cada corredor tem antenas que leem as informações do chip do carrinho, identificando de onde ele está vindo.


Marketing - "Se o cliente estiver vindo do açougue, por exemplo, e passar nas gôndolas de bebidas, ele receberá um anúncio ou promoção de cerveja, por exemplo", explica. Ele afirma que a propaganda aparecerá em monitores fixados nos corredores, mas uma tecnologia de displays em cada carrinho também já está sendo desenvolvida. "A ideia é que os carrinhos tenham uma tela, onde essas informações possam ser exibidas", diz. Segundo ele, o sistema já foi apresentado a alguns gestores de supermercados e foi bem aceita. A expectativa é que o produto comece a ser comercializado em novembro, mas ainda não tem preço definido.

Lima acredita que o setor de supermercado é um forte candidato a investimentos de soluções inovadoras. " um mercado que movimenta milhões por ano e está carente de tecnologia. Queremos mostrar que o cart-id traz benefícios não só para a segurança, mas também na melhoria dos serviços", frisa.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Supermercados na linha de frente

Acompanhando o processo de desaceleração da economia, com o aumento da inflação, queda no ri...

Veja mais
Rede de supermercado vai abrir 40 lojas em Minas até o final de 2014

Neste ano, oito estão previstas.A Distribuidora Internacional de Alimentos (DIA), rede espanhola de supermercados...

Veja mais
Marcas próprias turbinam receita e agregam valor às redes varejistas

Primeiros produtos desse tipo surgiram no Brasil nos anos 1980 mas, naquela época, a preocupação do...

Veja mais
GPA usa preço para gerar volume

A estratégia do Grupo Pão de Açúcar de tentar ganhar mercado reduzindo preços para am...

Veja mais
Receita de rede de supermercado cresce 8,6% no Brasil

O Brasil continuou sendo um dos grandes motores da operação do Carrefour fora da França no terceiro...

Veja mais
Vendas globais do Carrefour caem 1,3% de julho a setembro

O Carrefour anunciou que as vendas caíram 1,3% no terceiro trimestre em função de uma queda nas moe...

Veja mais
Carrefour registra vendas sólidas no terceiro trimestre

Em nove meses, as vendas subiram 1,3% em comparação ao ano passado, a 61,1 bilhões de eurosO Carref...

Veja mais
Lucro trimestral do Grupo Pão de Açúcar cresce 70%

Maior rede de varejo do país, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) registrou alta de 70% no lucro l&i...

Veja mais
Pão de Açúcar inaugura primeira loja em Valinhos - SP

O Pão de Açúcar reforça sua ampliação pelo interior de São Paulo e anun...

Veja mais