Irmãos desenvolveram uma solução que rastreia o equipamento e o controla dentro de uma area determinada.
O problema de furto e perdas de carrinhos de supermercados ganhou uma solução em Minas Gerais. Intrigados com o prejuízo que isso gerava aos donos dos estabelecimentos, dois irmãos criaram uma solução que rastreia o carrinho e o controla dentro de uma área determinada. Chamado de cart-id, a tecnologia ainda vai além da questão da segurança: ela identifica a rota do cliente nos corredores e sugere produtos e promoções que tenham a ver com o trajeto feito com o carrinho.
De acordo com a Associação Mineira de Supermercados (Amis), os supermercados de Minas Gerais são obrigados a repor 20% dos carrinhos de compra todos os anos por causa de perdas e furtos. Isso gera um prejuízo de até R$ 30 mil por mês para algumas redes. Diante desse problema, o engenheiro de telecomunicações Leonardo Maia Lima e o cientista da computação Eduardo Maia Lima investiram na solução. Eles são fundadores da Grade TI, startup incubada na Fumsoft, que também desenvolve software de logística para facilitar e agilizar os processos de armazenagem em estabelecimentos comerciais.
"Já tínhamos reparado a falta de carrinhos na prática e também vimos a matéria da Amis falando que se tratava de um grande problema. Percebemos que era uma oportunidade, então buscamos parceiros para a fabricação e a manutenção para que o produto fosse viável", explica Leonardo Lima. De acordo com ele, os carrinhos possuem um chip com tecnologia de identificação de rádio freqüência, que permitem seu monitoramento. "Os carrinhos são monitorados em tempo real: se eles saírem da área permitida, o gestor do supermercado recebe um alerta, seja no sistema interno do estabelecimento, por e-mail ou por mensagem de celular", afirma.
A segurança também é alertada ao cliente por meio de um monitor fixado na saída do supermercado. Segundo o engenheiro, assim que o condutor do carrinho passa pela porta, aciona o monitor, que exibe uma mensagem para a devolução do carrinho. Além disso, a tecnologia permite o monitoramento não apenas para sua segurança, mas também para melhorar a prestação de serviço. De acordo com Lima, cada corredor tem antenas que leem as informações do chip do carrinho, identificando de onde ele está vindo.
Marketing - "Se o cliente estiver vindo do açougue, por exemplo, e passar nas gôndolas de bebidas, ele receberá um anúncio ou promoção de cerveja, por exemplo", explica. Ele afirma que a propaganda aparecerá em monitores fixados nos corredores, mas uma tecnologia de displays em cada carrinho também já está sendo desenvolvida. "A ideia é que os carrinhos tenham uma tela, onde essas informações possam ser exibidas", diz. Segundo ele, o sistema já foi apresentado a alguns gestores de supermercados e foi bem aceita. A expectativa é que o produto comece a ser comercializado em novembro, mas ainda não tem preço definido.
Lima acredita que o setor de supermercado é um forte candidato a investimentos de soluções inovadoras. " um mercado que movimenta milhões por ano e está carente de tecnologia. Queremos mostrar que o cart-id traz benefícios não só para a segurança, mas também na melhoria dos serviços", frisa.
Veículo: Diário do Comércio - MG