Varejista, que terá 42%da nova companhia, deve injetar¤100 milhões por ano, até 2019, nos 127 centros de compras
O Carrefour SA se juntou a um grupo de oito investidores para comprar 127 shoppings europeus em uma transação de € 2 bilhões (US$ 2,75 bilhões) que dá ao varejista maior controle dos sites ao redor
de seus hipermercados.
A compra de Klepierre SA acrescenta shoppings com área de cerca de 476 mil metros quadrados na França, na Espanha e na Itália, afirmou ontem a francesa Boulogne Billancourt.O Carrefour terá uma participação de 42% na nova empresa,que combina os endereços aos 45 shoppings
que a varejista possui em seu mercado
doméstico.
Depois de um plano para desmembrar ativos de sua propriedade em 2011,o Carrefour está investindo em imóveis, como parte dos esforços para tornar seu maior formato de lojamais atraente para os consumidores emmeio à concorrência com o e-commerce e lojas em centros urbanos.
Possuir tantos shoppings quanto hipermercados instalados dentro desses centros fará com que a companhia receba uma receita de aluguel, que poderá ser usada para financiar a renovação de 150 de
seus 220 hipermercados franceses ao longo de três anos. No terceiro trimestre, as vendas de hipermercados franceses do Carrefour subiram pela primeira vez
em mais de dois anos.
“A compra terá pouco impacto nos resultados do Carrefour”, disse JohnKershaw, analista da Exane BNP Paribas. “O que o negócio faz é lembrar aos investidores que o Carrefour não pode simplesmente vender o seu caminho para o
crescimento.”
O maior varejista da França está se concentrando na Europa, na América Latina e na China após o encolhimento de suas operações em mercados emque as suas perspectivas de crescimento eram mais fracas.
Desde que Georges Plassat, Chief Executive Officer (CEO) ingressou, no ano passado, o Carrefour abriu mão de operações que somavam vendas demais de €5bilhões, segundo estimativas do Deutsche Bank.
A renda líquida de todos os sites, incluindo os 45 shoppings que o Carrefour está colocando na nova empresa, foi de € 172 milhões, disse Plassat em uma teleconferência.
O varejista obteve € 101,3 bilhões em receitas no ano passado.
O Carrefour, que vendeu a maioria de suas propriedades e agora está comprando ativos da Klepierre (LI),vai investir€100 milhões por ano nos locais, ao longo dos próximos cinco anos, informou Plassat.
“Decidimos aproveitar esta oportunidade para preservara coerência de nossos sites, mas também criar valor em relação ao número de lojas que pretendemos abrir. É algo que pode ser muito rentável para o grupo”, disse o principal executivo do Carrefour.
A companhia afirmou ainda que a nova empresa vai ajudar na renovação dos locais e será financiado através de € 1,8 bilhão em ações e € 900 milhões em dívida. Plassat se recusou a divulgar os oito investidores institucionais envolvidos na compra.Bloomberg e Reuters
Klepierre irá reduzir dívidas
A Klepierre, segunda maior operadora de shopping centers de capital aberto da Europa, disse que a venda terá um “ impacto mínimo” no fluxo de caixa corrente líquida , e parte dos € 1,54 bilhão poderiam ser utilizados para aquisições . O acordo provavelmente será concluído em março ou abril de 2014, de acordo com o Carrefour.
O preço está em linha com valores avaliados para as propriedades na França e na Itália, enquanto os shoppings espanhóis estão sendo vendidos com desconto, informou a Klepierre, que pretende utilizar os recursos para pagar € 1,3 bilhão em dívidas com vencimento em 2014, e reestruturar seu portfólio de hedge. A empresa disse que a venda irá reduzir sua renda anual em cerca de € 102 milhões. No entanto, essa perda será compensada por economias de juros. Oportfólio da Klepierre foi avaliado em € 162 milhões em 30 de junho. A empresa está sendo aconselhada pelo Morgan Stanley
na operação, comWhite & Case LLP e Bredin Prat atuando como consultores jurídicos. A transação permanece sujeita a acordo entre as partes e aprovação das autoridades reguladoras.
Veículo: Brasil Econômico