À frente da entidade há 11 anos, Longo trabalha para fortalecer as relações no setor
Tornar as empresas gaúchas eficientes e preparadas para disputar o mercado, independentemente do tamanho, é o principal objetivo da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), primeira entidade do setor a ter um curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Somando 43 anos de existência, a associação também se destaca pela realização de eventos e encontros que aproximam supermercadistas e fornecedores, procurando facilitar as negociações e fortalecer as relações entre empresários do ramo de autosserviço.
“Sempre buscamos o equilíbrio ao atender às demandas do pequeno, do médio e do grande empresário”, pontua o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo. “Mas priorizamos as empresas mais ágeis e mais focadas no ramo”, completa o dirigente. Foi em uma das gestões de Longo – que está à frente da entidade desde 2003 – que surgiu o Departamento de Capacitação e Desenvolvimento da Agas, responsável pela habilitação de cerca de 12 mil pessoas por ano, através de ações da Escola Móvel (que funciona em um caminhão-carreta), que percorre o Estado; e de outros cursos, entre eles o de graduação em Gestão de Supermercados, desenvolvido em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). “Recebemos, recentemente, a autorização do MEC para lançar um curso de pós-graduação em varejo”, destaca.
Promover a competitividade entre as mais de 4,1 mil lojas de supermercados no Estado, o que permite beneficiar também os consumidores, é outro ponto de atenção na Agas. Fundada em 21 de janeiro de 1971, a entidade vem estimulando, há mais de quatro décadas, o desenvolvimento do autosserviço no Sul do País. Foi a primeira associação regional de supermercados a promover uma convenção estadual, além de premiações – a exemplo do Carrinho Agas – e encontros no Interior.
Mais de 70 mil pessoas participam dos eventos da Agas durante o ano. Entre os mais badalados, a Expoagas é a maior feira do setor em todo o Cone Sul. Em 2014, chega à sua 33ª edição com grande estrutura, onde serão expostas novidades para fornecedores e supermercadistas. O evento deverá gerar mais de R$ 400 milhões em negócios neste ano, além de promover palestras e seminários com o foco na qualificação profissional do setor em suas mais diversas áreas.
Outro encontro importante para os associados é a Convenção Regional de Supermercados, que, em outubro de 2013, realizou sua 45ª edição. “As empresas do Interior são responsáveis por 45% do faturamento do setor”, justifica Longo. É justamente para dar conta das necessidades deste contingente de filiados fora da Capital que a Agas envia a Escola Móvel – com um açougue e uma padaria funcionando dentro de uma carreta – para que empresas com três ou quatro funcionários possam incentivar a qualificação, sem perder parte da mão de obra no período de curso. O plano é continuar se adequando à necessidade de conhecimento e formação de líderes nos mais diversos níveis organizacionais, frisa Antônio Longo, que participa, há 20 anos, das ações da entidade. “Buscamos incentivar que os empresários mais novos participem do movimento associativista e defendam o setor e o consumidor através do projeto
Agas Jovem.”
Luta por igualdade tributária há mais de quatro décadas
Ao longo dos 43 anos de existência, a Agas vem mantendo sua atuação de forma a ser reconhecida como entidade que contribui com ideias construtivas independentemente de governos. A postura de buscar colaborar no aumento da arrecadação do Tesouro, sem prejudicar as empresas do setor, é uma delas. “Dentro desta política, sabemos que vivemos em um grande condomínio, onde a igualdade tributária é um dever e um direito de todos”, afirma o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo. O dirigente se empenhou na última década em desenvolver ampla atividade política junto aos poderes públicos, pontuando mensalmente reivindicações aos órgãos do governo estadual e comemorando conquistas do setor, como a desoneração da cesta básica dos brasileiros.
A entidade também vem apostando na sua interiorização, com o objetivo de unir pequenas e grandes empresas. Para tanto, fortaleceu os jantares de negócios no Interior do Estado e lançou, em 2014, o Agas em Foco, evento gratuito em cidades-polo gaúchas e exclusivo para supermercadistas. A ideia é debater e discutir soluções para os problemas do setor, desde questões tributárias até logística e formação de mão de obra.
Em paralelo, há vários anos a Agas produz o Ranking Agas, uma pesquisa que mapeia o desempenho das empresas no Rio Grande do Sul. Para valorizar o crescimento e a dedicação dos supermercadistas, a entidade ainda realiza um jantar onde divulga os resultados da pesquisa e homenageia as varejistas que mais se destacaram em categorias como maior crescimento percentual de vendas e maior faturamento por check-out, por funcionário e por metro quadrado de área de venda, de acordo com o faturamento anual das participantes.
Veículo: Jornal do Comércio - RS