O desaceleramento do desempenho do setor supermercadista - que no primeiro semestre teve incremento de 1,57% e pode ter o crescimento de 3% revisto para baixo -, ao que tudo indica, fará as redes de menor porte ampliarem suas operações como forma de sobreviver ao momento complicado. E é justamente esta a estratégia adotada pela rede DIA.
A bandeira inaugurou cinco unidades em São Paulo (SP) ontem (31), divididas entre os dois formatos da marca DIA e DIA Market. As lojas da Consolação e Santo Antônio oferecerão aos consumidores um sortimento de 3.000 produtos com preços médios 11% mais baixos do que a concorrência. Já as lojas do bairro do Limão, Vila Prudente e Jabaquara apresentam um formato diferenciado: DIA Market. "São lojas com sortimento superior a dois mil itens, que permitem uma compra mais rápida", informou a rede em nota. O conceito desse formato é de conveniência e segundo o DIA para essa operação optou-se por uma atenção maior aos produtos perecíveis - frutas, verduras, padaria e sorvetes -, assim como bebidas geladas.
Ainda segundo informação da empresa, nos cinco novos pontos de vendas os clientes encontrarão, também, produtos da marca própria DIA, nacionais e importados. "São quase mil itens, com preços de 10% a 40% mais baixos do que os líderes de mercado. A rede vende mais barato porque trabalha no formato hard discount, negocia com fornecedores, mantém controle rígido de custos e otimiza seus processos" informou.
Segundo informações da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as operações de proximidade ou vizinhança têm apresentado um melhor desempenho desde o ano passado. O potencial dessa operação é tanto que o Grupo Pão de Açúcar (GPA) tem plano de expansão agressivo com a bandeira Minimercado Extra e lançou o Minuto Pão de Açúcar, que tem o mesmo conceito.
Veículo: DCI