O Carrefour anunciou um lucro líquido ajustado de 274 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, o que representa um crescimento de 16,7% sobre o número do mesmo período do ano anterior. Esse resultado leva em conta a variação a taxas de câmbio atual.
Também na comparação da taxa de câmbio atual, as vendas líquidas caíram 1,6%, para 35,87 bilhões de euros, na mesma base de comparação. Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) subiu para 1,515 bilhão de euros, crescimento de 1,8%. A empresa explicou que sofreu um impacto significativo no primeiro semestre pela depreciação das moedas latino-americanos e pelos efeitos sazonais e do petróleo.
O Carrefour acrescentou que, levando em conta os números orgânicos, isso é, sem os efeitos sazonais e do petróleo e com a inclusão do imposto sobre valor agregado, as vendas subiram 4,3% neste mesmo período, para 40,3 bilhões de euros.
Já para o segundo trimestre, as vendas orgânicas cresceram 4,9%, para 20,5 bilhões de euros. A varejista informou ter registrado uma boa performance na Europa, onde o crescimento orgânico foi de 1,9%, mas avaliou o desempenho no Brasil e na Argentina como excelente. O crescimento nos mercados emergentes foi de 12,1%.
No Brasil, as vendas orgânicas subiram 10,0%, apesar da forte base de comparação. Na Argentina o crescimento foi de 44,9%.
Veículo: A Tarde - BA