Agora, os 14 milhões de beneficiários da ação de fidelidade poderão transferir seus pontos para as iniciativas de fidelidade Clube Extra e Pão de Açúcar Mais e trocar por itens nas duas bandeiras.
O Grupo Pão de Açúcar fechou parceria que permitirá o resgate de pontos de programas de fidelidade Multiplus por produtos dos supermercados Extra e Pão de Açúcar, em uma tentativa de impulsionar o poder de compra do consumidor diante da recessão econômica, anunciaram as companhias nesta segunda-feira.
Com a parceria, os cerca de 14 milhões de clientes do Multiplus poderão transferir pontos para os programas de fidelidade Clube Extra e Pão de Açúcar Mais e trocar por produtos nos supermercados das duas bandeiras. Com a estratégia, também haverá a possibilidade de trocar por vouchers de compras nas lojas da Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia).
Atualmente, a Multiplus já tem parceria com a Cnova, empresa de comércio eletrônico do GPA e responsável dos sites PontoFrio.com e CasasBahia.com.
De acordo com o gerente de CRM e fidelidade do GPA, Renato Camargo em uma segunda etapa, ainda sem data, a parceria também permitirá que os clientes dos programas Clube Extra e Pão de Açúcar Mais acumulem pontos para trocar por produtos nos 425 parceiros da Multiplus. "O objetivo é aumentar o poder de compra do cliente em um momento da economia em que o consumidor está buscando vantagens e benefícios", disse.
O Clube Extra tem 7 milhões de clientes, respondendo por 40% das vendas do supermercado, enquanto o Pão de Açúcar Mais, cerca de 4 milhões, representando 70% das vendas. Segundo o executivo, do mercado, clientes de programas fidelidade costumam realizar compras com maior valor médio nos supermercados.
Via de mão dupla
Para a Multiplus, a vantagem da parceria é adicionar clientes para resgates de pontos e ampliar atuação no mercado de troca de produtos e serviços, mais rentável para a empresa quando comparado à troca de pontos por passagens aéreas.
Atualmente, 20% dos pontos resgatados pela Multiplus são produtos e serviços, percentual que deve aumentar nos próximos anos, disse o diretor executivo de marketing e vendas da Multiplus, Alexandre Moshe. "Em mercados maduros, esse percentual é de 25%", disse, completando que o aumento do número de parceiros contribui para o maior "engajamento" dos clientes ao programa de fidelidade.
A parceria está sendo firmada em um momento de dificuldade de vendas no setor supermercadista. Em outubro, as vendas reais dos supermercados do Brasil recuaram 1,56 por cento ante mesmo mês de 2014, como reflexo do aumento do desemprego.
Outras estratégias
Para fortalecer as vendas em meio a cenário de recessão econômica, o GPA anunciou, na última semana, uma campanha de redução de preços tentar fidelizar clientes.
O projeto de melhor precificação envolve negociações com fornecedores para todas as bandeiras do grupo, com o objetivo de mostrar ao consumidor que a empresa "está ao lado do consumidor", disse o presidente executivo do GPA, Ronaldo Iabrudi.
Batizada de #vamojunto, a campanha vai incluir oferta de preços menores para itens incluindo desde alimentos até eletroeletrônicos, com promoções e parcelamento de pagamentos em algumas unidades.
O grupo não informou as metas de vendas que pretende com a campanha e o vice-presidente de Operações do GPA, Líbano Barroso, afirmou que a estratégia vai ajudar a garantir os ganhos da empresa.
Veículo: Jornal DCI