Supermercado inova com o self-checkout

Leia em 2min 30s

O Grupo Savegnago, em Ribeirão Preto, implantou o self-checkout em duas de suas lojas. O equipamento permite aos clientes realizar a compra e o pagamento dos produtos sem a ajuda de atendentes. Na prática, o sistema permite aos lojistas diminuir o tempo das filas em até 30%, agilizando o atendimento e reduzindo seus custos de operação.

"O sistema é intuitivo. A todo momento, os consumidores são orientados por mensagens de áudio e de vídeo, o que torna a operação muito simples. É mais fácil de operar do que um terminal de autoatendimento bancário", diz Silvio Sousa, diretor comercial da Consinco - especializada em software, a empresa desenvolveu o sistema para o Grupo Savegnago.

Segundo o executivo, o novo self-checkout chega ao mercado para marcar terreno em relação aos importados. "O movimento de desaceleração da economia tem obrigado os lojistas a se voltarem para a operação em busca de eficiência e redução de custos. Iniciativas como o self-checkout", ressalta Sousa.

Eficiência

Os terminais de self-checkout, que somam 380 mil unidades em operação em todo o mundo, vêm ganhando espaço pela comodidade oferecida aos consumidores que vão às compras com mais frequência.

O sistema permite ao cliente realizar, sozinho, todas as etapas da compra: pesar os produtos, passá-los pelo leitor de códigos de barra, fechar a compra e efetuar o pagamento. O resultado é a redução das filas, um dos problemas que mais afastam os consumidores dos mercados. Uma pesquisa realizada em novembro pela consultoria americana McKinsey apontou que clientes começam a se incomodar e pensam em desistir da compra quando o tempo de espera excede sete minutos.

Expansão

Esse sistema existe desde o ano de 1992 nos Estados Unidos. Hoje, já podem ser encontrados em diversos estabelecimentos de países da Europa. Desde 2008, sua utilização cresce 25% ao ano.

Segundo a agência de pesquisas RBR, até o final de 2015 cerca de 381 mil unidades estarão em operação no mundo, movimentando aproximadamente US$ 1 trilhão somente nos Estados Unidos.

Produção nacional

O sistema utilizado pelo Grupo Savegnago é de produção nacional. Fabricado no Brasil pela Laurenti, equipada com periféricos 100% nacionais e software inteiramente desenvolvido pela Consinco, a nova tecnologia possui muitas vantagens em relação aos equipamentos importados.

O primeiro benefício é o custo de fabricação. Em razão da variação cambial, o valor do self-checkout, comercializado a partir de R$ 30 mil, equivale a 20% do valor de um equipamento importado.

Os lojistas ainda têm algumas vantagens na gestão do espaço das lojas e na alocação dos operadores.

Gestão corporativa

Fundada em 1990, a Consinco é especializada em software de gestão corporativa (ERP) para empresas de varejo, atacado e distribuição. Atualmente, os sistemas da empresa operam em mais de 2 mil estabelecimentos com aproximadamente 40 mil usuários.

A Consinco está presente em 35% dos maiores varejistas e 30% dos maiores atacadistas do País, segundo os rankings da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad).

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Dono do Pão de Açúcar apura roubo em estoque

Funcionários da CNova, empresa de comércio eletrônico do Casino, estariam revendendo mercadorias dev...

Veja mais
Expansão de supermercados atrai nova rede para a Baixada

                    ...

Veja mais
GPA entra em programa de ponto da Multiplus

Agora, os 14 milhões de beneficiários da ação de fidelidade poderão transferir seus p...

Veja mais
Pão de Açúcar se une à Multiplus para impulsionar consumo

O Grupo Pão de Açúcar fechou parceria que permitirá o resgate de pontos de programas de fide...

Veja mais
Coop projeta crescimento de 5 a 6% nas vendas de Natal

Para o Natal deste ano, a Cooperativa de Consumo (Coop) está prevendo um aumento nas vendas entre 5 e 6% em compa...

Veja mais
Condor aposta em variedade e preços competitivos para o Natal

Para facilitar as compras de final de ano e contribuir com o orçamento familiar, o Condor Super Center refor&cced...

Veja mais
Walmart lança seu próprio serviço de pagamento móvel

A rede de supermercados Walmart anunciou nesta quinta-feira,10, que está lançando o seu próprio ser...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar reduzirá ritmo de expansões em 2016

O Grupo Pão de Açúcar, líder no segmento de varejo do país, pretende diminuir o ritmo...

Veja mais
GPA planeja reforçar atacarejo e proximidade

O grupo varejista, que só neste ano abriu mais 210 unidades, deve se concentrar na expansão das bandeiras ...

Veja mais