Grupo Pão de Açúcar anuncia medidas para monitorar origem da carne bovina

Leia em 1min 30s

O  Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou publicamente nesta quarta-feira (30/3) a alteração na política de compra de carne bovina e um plano de ação para monitorar e bloquear fornecedores que desrespeitam o meio ambiente e os direitos humanos na Amazônia. A iniciativa é uma resposta a um relatório feito pela ONG Greenpeeace em novembro do ano passado que apontou que as  principais redes de supermercados do Brasil não garantiam a origem da carne bovina vendida a seus clientes. O GPA foi o pior avaliado.

Algumas das medidas anunciadas pelo Grupo são a implantação de um programa de 100% de transparência em relação a origem da carne comercializada, o bloqueio de fazendas envolvidas com desmatamento, trabalho escravo e a criação de ferramentas para apoiar a produção responsável de frigoríficos (conheça todas as medidas apresentadas). As mudanças devem ser colocadas em prática até junho deste ano.

O Greenpeace espera que a atitude do GPA sirva de exemplo para os demais supermercados, como o Carrefour, por exemplo, que obteve a segunda pior avaliação no ranking.

Carne ao molho Madeira

O relatório de novembro avaliou sete das maiores redes de supermercados do país de acordo com a origem da carne bovina. Intitulada de “Carne ao Molho Madeira”, a campanha analisou os seguintes itens: política (compromisso de longo prazo da empresa com as compras sustentáveis),critérios de adoção dessa política (o que é considerado para a compra de carne) e transparência (fornecimento de informações aos clientes).

As companhias que apresentassem entre 70% e 100% na ponderação dos três quesitos teriam avaliação positiva. Na época, somente quatro empresas forneceram informações à Organização e nenhuma delas alcançou os valores mínimo desejados.

 



Veículo: Site Globo Rural


Veja também

Passeio Ciclístico dos 323 anos de Curitiba será realizado pelo Condor

O Passeio Ciclístico Condor em homenagem aos 323 anos de Curitiba será realizado neste domingo, dia 3 de a...

Veja mais
De olho em vaga no conselho, Abilio Diniz eleva participação no Carrefour

Próximo de conquistar uma cadeira no Conselho do grupo varejista francês Carrefour, o empresário Abi...

Veja mais
Instituto Carrefour promove fórum de diálogo sobre diversidade e inclusão

Em sua segunda edição, evento vai discutir os desafios na promoção da igualdade racial e d...

Veja mais
Redes menores avançam em ranking ao faturar acima da média do setor

Enquanto o setor supermercadista obteve crescimento nominal de 7,1% em 2015, na comparação com o ano anter...

Veja mais
Abilio Diniz aumenta sua participação no Carrefour

A Península Participações, empresa de investimentos da família do empresário brasilei...

Veja mais
Super Nosso investe R$ 1 milhão na web

De olho na fidelização do cliente on-line, o grupo Super Nosso acaba de investir R$ 1 milhão na ref...

Veja mais
Concorrência entre redes no formato de lojas de vizinhança segue acirrada

O conceito express tem aparecido com destaque nos planos das redes supermercadistas e a disputa pelo segmento conhecido ...

Veja mais
Com preços mais altos, supermercados apostam no parcelamento dos ovos de páscoa para impulsionar vendas

Quem passa nos supermercados já pode ver as gôndolas cheias de produtos pascais. De todos os tamanhos, core...

Veja mais
Casino diz que mantém plano de redução de dívida após rebaixamento

Standard & Poor’s cortou nota da empresa para o grau especulativo ‘BB+’ PARIS - O grupo Casino di...

Veja mais