A rede francesa de supermercados Carrefour anunciou nesta terça-feira (23) um plano de reestruturação mundial, em que vai demitir 2,4 mil pessoas na França, fechar centenas de lojas e focar no on-line. Mas, no Brasil, a rede vai manter sua aposta no modelo de atacarejo e deve abrir 20 novas lojas do Atacadão por aqui em 2018, incluindo a conversão de cinco hipermercados da bandeira Carrefour para o novo modelo.
O plano de reorganização do Carrefour vai ser implantado até 2022, com o objetivo de reduzir os custos da rede, aumentar sua eficiência e ficar mas competitiva em um cenário digital. Na França, sua sede e principal base, as mudanças serão drásticas. A rede vai demitir 2,4 mil funcionários e deve fechar 273 lojas da bandeira Carrefour, que antes eram chamadas de Dia. O objetivo do grupo é gerar uma economia de 2 bilhões de euros com essas medidas até 2020.
Em contrapartida, a empresa vai focar mais no on-line. O grupo vai investir 2,8 bilhões de euros em estratégias digitais, com o objetivo de alcançar a meta de 5 bilhões de euros em vendas feitas puramente on-line até 2022. Uma dessas estratégias será o lançamento de uma plataforma única de e-commerce na França. O serviço de entrega das compras virtuais será expandido para 26 cidades francesas neste ano e o objetivo é fazer as entregas em até uma hora.
O Carrefour também pretende abrir capital na China e anunciou que a empresa chinesa Tecent pode comprar uma parte das operações da empresa no país asiático para expandir os negócios da marca principalmente na venda de alimentos pela internet. A parceria deve envolver, ainda, a Yonghui, uma varejista chinesa especializada em alimentos frescos e pequenos .
América do Sul
Em meio a demissões e fechamentos na França, o Carrefour anunciou que vai manter a sua aposta no modelo de atacarejo (supermercado que tem varejo e atacado) na América do Sul. No Brasil, a rede vai abrir 20 lojas da bandeira Atacadão em 2018, sendo que cinco serão a conversão de hipermercados Carrefour em Atacadão.
O mesmo a rede fará na Argentina. Por lá, a rede vai transformar 16 hipermercados em Maxi, bandeira de atacarejo usada na Argentina. O modelo também deve ser replicado pela Europa. A rede prevê, ainda, a abertura de 2 mil lojas de conveniência nos próximos cinco anos nas principais cidades de atuação do grupo, sem relevar o nome das localidades.
No Brasil, o Carrefour é a maior rede de supermercados, com faturamento de R$ 49,1 bilhões em 2016, segundo ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A rede chegou ao país em 1975 e tem quase 500 lojas e 72 mil funcionários. No mundo, são mais de 10 mil lojas e 364 mil funcionários.
Fonte: Gazeta do Povo