GPA cria centro CD voltado para o online nas lojas do Extra

Leia em 2min 30s

O GPA está lançando nas unidades do hipermercado Extra um espaço dedicado às compras feitas pelo e-commerce. O chamado e-store terá prateleiras com os produtos mais comprados, facilitando a logística de entrega das compras online, já que não haverá dependência de um centro de distribuição posicionado fora das cidades e em pontos mais distantes.

 

O e-commerce do GPA cresceu 30% no terceiro trimestre do ano, com novos formatos de loja e centros de distribuição alternativos. A empresa busca se adaptar a esta alta demanda. O objetivo destes pontos de abastecimento é atender aos pedidos online das bandeiras Pão de Açúcar e Extra. Futuramente, deverá abastecer também os entregadores do aplicativo James Delivery. “O cliente está cada vez mais impaciente para receber o que compra pela internet”, disse Rodrigo Pimentel, diretor de e-commerce do GPA.

 

A primeira loja a receber o depósito foi o Extra Hiper Barra, no Rio de Janeiro. Belo Horizonte e Brasília irão receber o novo espaço no início de 2020. Estes depósitos terão mix diferente do dos supermercados. Ele é menor e visa atender às compras do comércio eletrônico, que costumam ser complementares, mas não iguais às dos mercados físicos.

 

Os itens adquiridos mudam conforme a bandeira. No Pão de Açúcar, os mais procurados são bebidas alcóolicas e produtos de limpeza. No Extra são produtos de uso recorrente, como papel higiênico e mercearia básica. As compras não envolvem prazer e não precisam ser feitas em loja.

 

A solução do e-store foi pensada para cidades que não têm uma demanda de comércio tão grande, sendo o caso do Rio de Janeiro. Estes locais não possuem centros de distribuição voltados exclusivamente para o e-commerce, nem lojas preparadas para atender os pedidos online.

 

Em São Paulo, onde a demanda das vendas pela internet é muita alta, há um CD semi-automatizado, com 27 mil metros quadrados, voltado para o e-commerce. Além disso, na cidade, 80 lojas estão preparadas para atender pedidos feitos online. Ao todo, no Brasil, são mais 114 lojas com esta estratégia para o digital. Em 2020, serão 200.

 

“O crescimento da modalidade do clique e retite é muito acelerado, pois não tem cobrança de frete, uma das barreiras do comércio eletrônico. Para nós, também é bom, pois o cliente pode lembrar de outro item que precisa comprar”, afirmou Pimentel.

 

A fim de reduzir ainda mais o tempo de entrega, a companhia lançou um app que calcula o percurso que deve ser feito entre as estantes para retirar todos os produtos. No momento, a modalidade de delivery mais rápido é o Express, que tem tempo máximo de quatro horas. Com os e-stores, a empresa prevê cortar este prazo para duas horas.

 

Fonte: Mercado e Consumo


Veja também

Carrefour leva Black Friday para e-commerce, aplicativo e YouTube

“Sabemos que o brasileiro está cada vez mais digital, e por isso desejamos chegar até ele de forma i...

Veja mais
Black Friday dos supermercados terá de bebida alcoólica a Black “Fraldas”

Em sua décima edição, a Black Friday já se consolida como a segunda data mais importante par...

Veja mais
Supermercados estão cultivando alimentos ‘indoor’ graças a estas hortas modulares

Muito mais do que uma tendência, as pessoas estão começando a prestar muito mais atençã...

Veja mais
Troca de selinhos vira mania em redes varejistas

Na era da competição global, estratégias de fidelização e engajamento são fund...

Veja mais
Frey lança aplicativo para pagamento de compras a prazo

O Supermercado Frey e a rede Mini Frey, que contempla cinco minimercados em bairros e no interior de Venâncio Aire...

Veja mais
Rede de supermercados tem destaque nacional no Oscar do setor

A cidade de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi escolhida para uma noite de festa para prem...

Veja mais
GPA cria loja em hipermercado em que clientes não entram

O GPA tem um novo modelo de loja, mas os consumidores não poderão fazer compras no local. O espaço,...

Veja mais
Carrefour promove segunda edição do Pet Day com reversão de verba para à causa animal

Neste sábado, 23, o Carrefour promoverá seu segundo Pet Day em São Paulo. O evento tem como objetiv...

Veja mais
Grupo BIG investe em expansão do Sam’s Club

O Grupo BIG, antigo Walmart, está investindo na expansão do seu clube de compras Sam’s Club. Nesta s...

Veja mais