A primeira da lista fica no Vale do Ribeira, em Registro, gerando cerca de 250 empregos diretos. O Grupo Zaragoza está entre as 15 maiores redes do país
A rede Spani Atacadista investe R$ 45 milhões de reais na loja que será inaugurada em Registro, região do Vale do Ribeira. O investimento na cidade faz parte do plano de expansão do Grupo Zaragoza, detentor da marca Spani, que prevê a abertura de oito novas unidades Spani em cidades do Estado de São Paulo ainda nesse ano.
O investimento em Registro gerará em torno de 500 empregos, entre diretos e indiretos, para sua operação na cidade. O diretor-presidente Cléber Gomes considera que o crescimento da bandeira Spani Atacadista é o resultado de uma estratégia de expansão responsável e sustentável com investimentos bem calculados em estudos de mercado, logística, em capacitação de pessoal, de boas negociações com fornecedores, além do aproveitamento de possíveis oportunidades de negócios que possam surgir ao longo do ano.
“Mesmo com as oscilações econômicas ao longo dos últimos anos e mais recentemente com o impacto da pandemia do Covid-19, mantivemos nossa meta de ampliar a presença do Spani Atacadista nas principais regiões do Estado de São Paulo”, diz o executivo.
Com lojas modernas e abastecidas com várias opções de preços para produtos de qualidade, o Atacarejo ganhou a preferência do pequeno varejista e também do consumidor final. Atualmente, a carteira de clientes da bandeira do Spani Atacadista é composta por 60% de clientes Pessoa Física e 40% de Pessoa Jurídica.
De acordo com o Plano de Expansão do Grupo Zaragoza, a previsão de faturamento para 2021 é de R$ 4,5 bilhões contra os R$ 3,3 bilhões realizados em 2020. Em relação à criação de vagas de trabalho, as novas lojas devem gerar mais de 1.800 empregos diretos e fazer com que o grupo passe a contar com mais de 7.000 colaboradores.
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o setor de Comércio Atacadista e Varejista, Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas, foi responsável por empregar 28,4% da população de Registro.
Fundado em 2003, o Grupo Zaragoza optou em investir no Atacarejo, termo brasileiro que reúne as duas formas tradicionais de comércio – o atacado e o varejo, com os conceitos de self-service (autosserviço) e cash & carry (pague e leve).
Após os primeiros anos de atividade e a consolidação da marca e do modelo de negócio nas regiões do Vale do Paraíba, Sul Fluminense, Bragantina e Alto Tietê, o Grupo, a partir de 2017, iniciou a expansão para a Capital, Grande São Paulo e o restante do interior do Estado e São Paulo.
A mais recente ampliação da rede ocorreu em 2020 quando, mesmo com o impacto da pandemia, o Grupo manteve o ritmo planejado e, com um investimento de R$ 210 milhões, inaugurou seis novas lojas nas cidades de Boituva, Cajamar, Itapetininga, São João da Boa Vista, Tatuí e no bairro de Parelheiros, na capital paulista. O resultado deste investimento, fez com que o Grupo encerrasse o ano de 2020 com 37 unidades em operação e registrasse um faturamento de R$ 3,3 bilhões.
De acordo com o ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), o Spani Atacadista está entre as 15 maiores empresas do segmento de Atacarejo do país.
Redação SuperHiper