O que faz a Kroger ser a melhor supermercadista dos EUA?

Leia em 2min

Ações para aumentar a segurança alimentar durante a pandemia e foco em inovação destacam rede da concorrência

 

Em todo o mundo, os supermercados estão enfrentando mudanças profundas. A transformação digital, os efeitos da pandemia sobre a cadeia de suprimentos, a necessidade de buscar inovação para manter o alinhamento com os consumidores e a importância cada vez maior da sustentabilidade criam desafios em todas as áreas dos negócios. No varejo americano, uma das empresas que mais tem se destacado é justamente uma das maiores do setor, mostrando que tamanho não significa necessariamente dificuldade de agir.

 

Em 2020, mesmo com a pandemia, a Kroger cresceu 14,1%, puxada por uma expansão de 116% em suas vendas digitais. Uma gigante de US$ 132,5 bilhões em faturamento anual, a empresa avança em várias frentes, como se fosse uma startup tamanho família. Um exemplo é sua ação de impacto social Zero Waste | Zero Hunger: no ano passado, a varejista doou US$ 213 milhões e cerca de 45 mil toneladas de alimentos para organizações de combate à fome, o equivalente a 640 milhões de refeições (29% mais que em 2019). Desde 2017, a empresa já doou mais de 1 bilhão de refeições e transformou o tema em uma missão estratégica, comunicada a todos internamente e externamente.

 

Como parte desse esforço, a Kroger também vem financiando startups que se dedicam ao assunto. Um exemplo é a Spare Food Co, participante de um fundo de investimentos criado pela rede supermercadista para impulsionar negócios ligados à sustentabilidade. O fundo avaliou 145 startups no ano passado e selecionou 10, que receberam US$ 100 mil cada uma em seed money (aportes em empresas em estágio inicial).

 

Ainda na linha de parcerias com empresas nascentes, a Kroger desenvolveu o concurso Go Fresh & Local de aceleração de fornecedores. Tendo recebido mais de mil propostas, a varejista selecionou 15 finalistas para uma rodada de apresentações, até chegar às 5 vencedoras. O concurso tem como foco aumentar seu número de fornecedores, especialmente em itens de fornecimento local com um forte componente de inovação. No ano passado, essa linha estratégica recebeu US$ 4,1 bilhões em investimentos da Kroger, 21% mais que em 2019, e o objetivo é ampliar esses investimentos para US$ 10 bilhões em 2030.


Redação SuperHiper 


Veja também

Grupo de Lajeado abre oitavo atacarejo no Rio Grande do Sul

Bandeira do grupo Imec fomenta o mercado de trabalho com 125 vagas na região     O novo Desco Super &...

Veja mais
Atacado do Grupo Big começa a operar em mais um estado

Amplo estabelecimento disponibilizará sete mil itens para os consumidores   O Grupo Big inaugura a primeir...

Veja mais
Squadra passa a ter mais de 5% do Grupo Mateus

Empresa financeira carioca adquire as ações no momento em que a a rede do Maranhão confirma a abert...

Veja mais
Aplicativo do Bretas chega a quase milhão de downloads em um ano de existência

Em um cenário cada vez mais competitivo, fidelizar o consumidor é uma missão para os varejistas. E ...

Veja mais
FarmaKoch chega a Porto Belo com mais de 8 mil itens de saúde e beleza

Bandeira do Grupo Koch, a rede de farmácias destaca-se pela variedade e qualidade de produtos a preços ace...

Veja mais
Supermercados se transformam em centro de eventos

De um local para reabastecimento de alimentos para o epicentro da vida em comunidade: confira a transformaç&atild...

Veja mais
Cresce a concorrência entre os atacarejos no Sul do país

A terceira maior rede de supermercados da região investe pesado nesse formato de loja e no começo de setem...

Veja mais
Mart Minas revela expansão robusta até o Natal

Empresa mineira quer fechar o ano com receita de R$ 5,5 bilhões de reais, vinte por cento maior que 2020   ...

Veja mais
Cencosud lança marca própria de fralda infantil ZeuKid

Unindo qualidade a preços acessíveis, outros produtos de higiene serão lançados na rede GBar...

Veja mais