Mercado teme falta de sacola biodegradável

Leia em 2min 50s

Supermercadistas que deixaram para fazer encomenda na última hora ficarão sem a nova embalagem no dia 25



Problema maior será de varejistas da capital; redes do interior do Estado fizeram pedidos com antecedência


Pode faltar a sacolinha biodegradável de amido de milho, que substituirá as similares plásticas, em supermercados da capital paulista no dia 25, data combinada pelo setor para banir as embalagens no Estado.

É o caso do supermercado Master, rede gaúcha que tem loja no shopping Frei Caneca (região central), que fez a encomenda das novas sacolinhas, mas não tem garantia de que elas chegarão a tempo da mudança. Para evitar contratempos, o supermercado estocou caixas de papelão.

Supermercados fora das grandes redes reclamam da dificuldade para conseguir as novas sacolinhas de amido de milho antes do dia 25.

Pão de Açúcar/Extra, Carrefour e Walmart encomendaram mais de 1 milhão de unidades em dezembro e têm estoque garantido.

A expectativa é que a demanda pela nova sacolinha seja alta, mas só nas primeiras semanas. Aos poucos, os consumidores devem adotar as sacolas retornáveis.

Segundo a Extrusa Pack, fabricante das sacolinhas biodegradáveis, só ficarão sem sacolas os supermercados que "deixaram para a última hora" para encomendá-las. A Extrusa demora 15 dias corridos para entregá-las.

"Os supermercados do interior e as grandes redes encomendaram com antecedência; alguns da capital deixaram para a última hora", disse Gisele Barbin, gerente comercial da Extrusa Pack.

"Não é verdade que está faltando sacolinha biodegradável. Se faltar em um ou outro supermercado, isso não é problema. As caixas de papelão estão aí para ajudar nos primeiros dias", disse João Galassi, presidente da Apas (supermercados paulistas).

Em Belo Horizonte, houve falta de sacolinhas substitutas para os lojistas em abril do ano passado, quando a cidade baniu os plásticos.

O fim das sacolinhas no Estado de São Paulo é resultado de acordo dos supermercados e não tem força de lei. Não há punição para quem descumprir.

DECOMPOSIÇÃO

Feita de amido de milho, a sacola biodegradável se decompõe em até dois anos pela ação de micro-organismos. Quanto mais fina, mais rápida é a decomposição; em usina de compostagem, que decompõe lixo orgânico, o processo ocorre em seis meses.

O Záffari, também gaúcho, aderiu "inicialmente", mas com "ressalvas" caso sinta desconforto dos clientes.

Em nota, a empresa informou que "o compromisso prioritário da empresa é com seus clientes. Por essa razão, o Záffari não se comprometeu em extinguir radicalmente o uso de sacolas, pensando no conforto dos clientes".


Folha promoverá um debate na próxima segunda


A Folha vai promover, na próxima segunda-feira, um debate sobre o fim da utilização de sacolas plásticas nos supermercados de São Paulo. O evento começa às 16h e termina às 17h30.

A partir do dia 25, um acordo entre as redes varejistas, o governo e a Prefeitura de São Paulo fará com que as sacolinhas deixem de ser oferecidas.

Quatro convidados participarão do evento: o presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), João Galassi; o presidente da Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos), Miguel Bahiense, representando a indústria do plástico; o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas; e o presidente do Idecon (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor), Reginaldo Sena.

O debate, mediado pelo jornalista Morris Kachani, será no auditório da Folha (alameda Barão de Limeira, 425, 9º andar, região central de São Paulo).

Os interessados podem fazer a sua inscrição pelo e-mail eventofolha@grupofolha.com.br ou pelo telefone 0/xx/11/3224-3473, das 14h às 19h, até sexta-feira.


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Tetra Pak lança Movimento Nacional pela Reciclagem da Caixinha

No dia 25 de janeiro, a Tetra Pak lançará o “Movimento Nacional pela Reciclagem da Caixinha”, ...

Veja mais
Periferia resiste mais ao fim da sacolinha

Apesar de campanha, poucos levam embalagens retornáveis ao supermercado, que banirá plástico no dia...

Veja mais
Sacola gigante para lembrar o fim da sacolinha

Onze sacolas gigantes feitas com material reciclável foram instaladas pela Associação Paulista de S...

Veja mais
Pão de Açúcar cria 'pacote' ambiental

Rede de supermercados vai reduzir preço de sacolas retornáveis e lançar embalagens 'verdes' de long...

Veja mais
Tetra Pak vai lançar nova campanha

A Tetra Pak, empresa líder no mercado de envase de alimentos, pretende lançar o Movimento Nacional pela Re...

Veja mais
É possível viver sem sacolas plásticas

A partir do dia 25 de janeiro, as sacolinhas plásticas serão abolidas dos supermercados de São Paul...

Veja mais
Região deixa de usar 1,8 bi de sacolinhas

Com o acordo entre a Associação Paulista de Supermercados e o governo estadual para banir o uso de sacolas...

Veja mais
Tetra Pak amplia uso da tampa "verde" no Brasil

Maior fornecedora mundial de embalagens do tipo longa vida, a Tetra Pak ampliou a oferta de tampas "verdes" e, a partir ...

Veja mais
Redes de Ribeirão aderem ao fim da sacola

Grandes redes de supermercados que atuam em Ribeirão Preto como grupo Pão de Açúcar, Carrefo...

Veja mais