Promovida pelo World Wildlife Fund (WWF), e tida como uma das maiores ações de luta mundial contra o aquecimento global, a ação "A Hora do Planeta" envolve pessoas em todo o mundo, a quem pede que apaguem as luzes por uma hora, mostrando que estão preocupadas com o aquecimento global e com o desmatamento. Solidários, alguns centros de compras de São Paulo anunciam sua adesão à campanha, como forma de reforçar suas ações com enfoque em responsabilidade social, ao estarem dispostos a combater esse problema.
Na noite do dia 31 de março, empreendimentos como o Complexo Comercial do Shopping Interlagos, além dos Shoppings Continental, Taboão, West Plaza e Santana Parque irão aderir ao evento, com apoio de seus lojistas unidos pela defesa da natureza. A ideia é reduzir as luzes das vitrines e, durante uma hora, algumas casas da Praça de Alimentação terão o ambiente à luz de vela.
Há casos como o do Continental, Taboão, West Plaza e também no Santana em que as luzes da fachada ficarão desligadas, em um apagão das 20h30 às 21h30. Outro exemplo é o do Shopping União de Osasco, que também dará sua contribuição à causa ao apagar as luzes de sua fachada no mesmo horário. De acordo com o superintendente do shopping, João Carlos Alves Feitosa, "o empreendimento não poderia ficar de fora de uma iniciativa tão importante que mostra a preocupação de todos por um futuro melhor".
Em 2012 a WWF pretende conseguir mais adeptos para a iniciativa. A ONG internacional espera a adesão de cerca de 18 milhões de pessoas, de mais de 5.250 cidades de 135 países de todos os cantos do planeta. Vale acompanhar essa importante mobilização.
Veículo: DCI