RS busca redução de 20% de sacolas plásticas em seis meses

Leia em 3min 30s

A Associação Gaúcha de Supermercados, o Ministério Público do Estado e a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS) assinaram ontem (2/7) termo de cooperação que deflagra a campanha educativa Sacola bem utilizada ajuda o meio ambiente. Com a iniciativa, uma série de ações voltadas ao uso consciente e à redução do consumo das sacolas plásticas projeta poupar 300 milhões de unidades, em seis meses, no varejo gaúcho.


A campanhas será implementada de forma gradativa, pois uma pesquisa realizada em 2011 pelo Instituto Segmento apontou que 81% dos gaúchos eram contrários ao fim imediato das sacolas plásticas, opinião essa que também foi endossada pelo Movimento das Donas de Casa do RS e por outros estudos realizados no período.



As ações da campanha Sacola bem utilizada ajuda o meio ambiente


Atualmente, os supermercados gaúchos gastam R$ 190 milhões para a aquisição de 1,5 bilhão de sacolas plásticas por ano. Com previsão inicial de seis meses de duração, a campanha buscará uma redução de pelo menos 20% no total de sacolinhas utilizadas pelo varejo gaúcho no período.


Somente nos supermercados, isto significará 300 milhões de sacolas a menos, explica Longo, que defende o uso de ecobags, caixas de papelão e carrinhos de compras como alternativas, mas não soluções definitivas. “A praticidade e a modernidade, além da falta de estrutura de coleta seletiva, descarte e reciclagem do lixo, tornam a sacola plástica indispensável ao cotidiano dos gaúchos, entende o presidente da Agas, lembrando que a responsabilidade pelo destino correto do lixo é das Prefeituras Municipais.



Com a iniciativa, os supermercados e o comércio gaúcho deverão estampar, a partir do final do mês, o selo educativo Sacola bem utilizada ajuda o meio ambiente em todas as embalagens plásticas distribuídas. Além disso, caberá aos cooperantes a divulgação, a conscientização e o treinamento dos associados e filiados. A Agas, por exemplo, desenvolverá cursos para empacotadores na capital e no interior, com visitas de sua escola móvel.

A proposta, entretanto, não é exclusiva aos supermercados. Para o presidente da Fecomério-RS, Zildo De Marchi, a educação dos consumidores passará, também pela conscientização de todo o comércio gaúcho. A intenção é criar uma consciência coletiva, mostrando que a classe empresarial está alinhada à questão sustentável e preocupada com o meio ambiente, observa.



Outro organizador e principal proponente das reuniões que desencadearam no lançamento do projeto, o Ministério Público Estadual ingressou na campanha para colaborar na busca por soluções que atendessem à população e fossem comprovadamente eficazes na redução de danos à natureza. Nossa posição é no sentido de promover ações de consumo sustentável, que assegurem a proteção aos direitos do consumidor e a preservação ambiental, construídas pelos segmentos sociais, explica a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (CAOCONSUMIDOR) do Ministério Público Estadual, Têmis Limberger.




Governador assina decreto que regulamenta as sacolas

 

Após dois meses de debates e estudos técnicos realizados a partir da construção de um grupo de trabalho, o governador do Estado, Tarso Genro, projeta, para os próximos dias, a assinatura do decreto que regulamenta a Lei Estadual nº 13.272/2009, que proíbe a disponibilização de sacolas plásticas por supermercados e outras casas de comércio fora dos padrões estabelecidos pela norma nº 14.937 da ABNT. Com a obrigatoriedade de adoção de uma sacola mais resistente, o consumidor irá se habituar a carregar mais produtos em uma mesma embalagem. Hoje, 65% das sacolas plásticas saem dos caixas sem ter sua capacidade total utilizada, e 13% dos gaúchos levam sacolas extras para outras utilizações em casa, lembra Antônio Longo. A regulamentação deverá entrar em vigor já em sua publicação, obrigando os estabelecimentos a adotarem a sacola certificada.



Quem integra a campanha


Além da Agas, Ministério Público do Estado e Fecomércio-RS, diversas outras entidades são apoiadoras da campanha Sacola bem utilizada ajuda o meio ambiente e serão corresponsáveis por difundir e incentivar o uso consciente de sacolas plásticas. São eles:

 

Img03-07

Fonte: Assessoria de Comunicação da Agas/ Portal Abras

 


Veja também

Não existe opção viável à sacola plástica, diz Sinplast

Apesar da crescente preocupação ambiental, que aponta a necessidade de substituição das saco...

Veja mais
Imbróglio das sacolas plásticas

Durante meses foram as pobres sacolinhas plásticas, aquelas nas quais colocamos nossas compras nos mercados, esti...

Veja mais
Supermercados fornecem, mas escondem sacolas

No primeiro dia de cumprimento à decisão da Justiça paulista, varejistas colocam operadores de caix...

Veja mais
Sacolinhas voltam, mas tem que pedir

Depois de determinação da Justiça, os mercados voltaram a distribuir as sacolinhas descartáv...

Veja mais
Santo André une empresários para discutir reciclagem

Acompanhando a crescente necessidade dos municípios se adequarem ao Plano Nacional de Resíduos Sóli...

Veja mais
Fórum debate ganhos econômicos criados pela sustentabilidade

“O potencial de geração de empregos é gigantesco”. Quem garante que as oportunidades ec...

Veja mais
Supermercados da região já distribuem sacolinhas

A Coop voltou a distribuir ontem as sacolas plásticas, que estavam suspensas desde abril. Os demais supermercados...

Veja mais
Supermercados voltam a distribuir sacolas

Algumas redes prometem torná-las disponíveis à tarde; nas lojas do Pão de Açúc...

Veja mais
O verde avança mais nas empresas

Enquanto as negociações governamentais emperram, as empresas anunciam compromissos voluntários.As e...

Veja mais