Grupo Marfrig conclui Inventário Global de Emissões de Carbono no Escopo 3

Leia em 4min

Empresa torna-se pioneira no setor ao realizar o mapeamento completo das emissões de GEE de todas as fases das suas cadeias produtivas no mundo


 O Grupo Marfrig concluiu seu primeiro Inventário de Emissões Globais de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Escopo 3, que engloba as fontes de emissões que não estão sob o controle direto da Companhia, como a produção de grãos utilizados nas rações, as emissões entéricas dos ruminantes e o transporte terceirizado dos produtos aos clientes.

"Esta iniciativa pioneira é fundamental para que a Companhia possa conhecer a pegada real de carbono dos seus produtos e estabelecer estratégias mais amplas de reduções, visando à adequação de todas as cadeias numa economia de emissões controladas", explica Clever Ávila, Diretor de Sustentabilidade do Grupo Marfrig.

A variedade de produtos e cadeias de suprimentos e a distribuição geográfica pulverizada das suas unidades produtivas no globo constituíram-se no maior desafio para a realização deste inventário. O Grupo Marfrig é a empresa de alimentos mais diversificada do setor, tendo em seu portfólio produtos a base de carnes de frango, peru, suínos, bovinos, ovinos, peixes, vegetais, massas e doces, entre outros. De granjas de produção de matrizes e confinamentos, fábricas de rações e incubatórios, unidades industriais de alimentos e de couro até escritórios e centros de distribuição, o inventário concentra dados de 315 sites da Companhia, em 22 países em 5 continentes.


Foram cinco meses de trabalho de apuração, análise e consolidação dos dados em uma plataforma de informações especialmente criada para esta tarefa, que envolveu 90 profissionais da empresa, 5 workshops globais para discussão e treinamento das equipes e diversas teleconferências semanais. O Inventário Global de Emissões de GEE Escopo 3 do Grupo Marfrig foi elaborado de acordo com os requerimentos da norma ISO 14064-1:2007 e auditado pela SGS - Société Générale de Surveillance, líder global de serviços de inspeção, verificação, teste e certificação de processos.


Uma das conclusões imediatas que este inventário já propiciou é que aproximadamente 95% das emissões são geradas justamente no Escopo 3. "Esta constatação nos leva a direcionar os esforços agora para a construção de um programa conjunto de redução de GEE com os nossos fornecedores, entre eles, produtores rurais de grãos e animais, fornecedores de energia e de embalagens e operadores logísticos", revela Ávila.

Desde 2010, o Grupo Marfrig vinha realizando inventários de GEE nos escopos 1 (Emissões diretas, dos processos próprios) e 2 (Emissões indiretas de energia adquirida) e estabeleceu um plano de redução de 30% da intensidade de emissões nestes escopos até 2020. A companhia já conquistou aproximadamente 50% deste objetivo por meio de melhorias nos sistemas de tratamento de efluentes e substituição de combustíveis fósseis por renováveis.

"Com o entendimento e o engajamento dos nossos fornecedores, temos a oportunidade de aprimorar a forma de produção de alimentos à base de carnes no planeta, objetivando a redução das emissões ao longo de todas as cadeias produtivas", conclui João Sampaio, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Marfrig.


Grupo Marfrig

O Grupo Marfrig é uma das maiores empresas globais de alimentos à base de carnes de aves, bovina, suína, ovina e de peixes, além de massas, vegetais e doces. Sua plataforma operacional diversificada e flexível é composta por unidades produtivas, comerciais e de distribuição instaladas em 17 países e em 5 continentes. Considerada uma das companhias brasileiras de alimentos mais internacionalizadas e diversificadas, seus produtos estão presentes hoje em 160 países.

Com aproximadamente 90 mil funcionários, o Grupo Marfrig é o maior produtor de ovinos na América do Sul, a maior companhia de carnes na Argentina, o maior produtor de aves no Reino Unido e a maior companhia privada no Uruguai e na Irlanda do Norte.

Em 2010, foi eleita a "Melhor Empresa do Agronegócio" e "Melhor Empresa de Carnes" pela Revista Exame Maiores e Melhores, a "Melhor Empresa em Sustentabilidade Financeira" pela Revista Isto É Dinheiro e a "Melhor Indústria de Carnes" pela Revista Globo Rural. Em 2011 foi eleita novamente a "Melhor Empresa de Carnes" pela Revista Exame Maiores e Melhores e recebeu o "Troféu Transparência" da ANEFAC - Associação Nacional dos Executivos de Finanças e Administração, pela qualidade, transparência e padronização das suas demonstrações financeiras.

Com ações negociadas no Novo Mercado da BM&FBOVESPA sob o ticker MRFG3, a Marfrig faz parte dos principais indicadores de desempenho do mercado de capitais brasileiro, como o Ibovespa, o IBrX-50 e o ICO2, carteira teórica composta por companhias que adotaram práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa (GEE).
 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Marfrig/Portal Abras


Veja também

Mercados de SP têm de oferecer sacola biodegradável de graça a partir de hoje

Justiça paulista determinou que a distribuição de sacolinhas feitas de material orgânico e de...

Veja mais
MPE suspende cobrança por sacola

Medida vale a partir de 1º de agosto; distribuição poderá ser gratuitoO Ministério P&ua...

Veja mais
Reciclagem de Pet fatura R$ 1,2 bi

O Brasil mantém a sua posição entre os líderes da reciclagem de Pet (politereftalato de etil...

Veja mais
Demanda por produtos orgânicos deve dobrar durante o Mundial

De acordo com dados da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do DesenvolvimentoAgrário, a &aacu...

Veja mais
Como selecionar fornecedores "verdes"?

Você tem certeza que suas compras provêm de fornecedores que têm respeito para com seus próprio...

Veja mais
Setor de componentes de calçados terá selo

As empresas do setor de componentes para couro, calçados e artefatos contarão a partir do próximo a...

Veja mais
Programa estimula setor de madeira tratada

A Associação Brasileira dos Preservadores de Madeira (ABPM) lançou, com o apoio do Instituto de Pes...

Veja mais
Dell vai até a casa do cliente em busca do computador sem uso

Companhia atua nessa frente desde 2006 com a finalidade de evitar o descarte incorretoAntes mesmo da existência da...

Veja mais
Resíduos sólidos: prazo acaba dia 2

Prefeituras e governos estaduais que pretendem obter recursos federais precisam concluir seus respectivos planos de gest...

Veja mais