A mais importante feira mundial de alimentos e bebidas, a SIAL, acontecerá em Paris, de 19 a 23 de outubro, com 6,3 mil expositores de 105 países e previsão de 150 mil visitantes, do varejo e comércio, fabricantes de alimentos e profissionais do foodservice. O Organics Brasil vai participar no estande do Brasil, junto com outros projetos setoriais do agronegócioda Apex-Brasil, com quatro empresas associadas: Usibrás (castanha de caju), Weber Haus (cachaça), Brasilbev/Organique (bebida energética) e Bela Iaçá (açaí). O espaço do Brasil comportará perto de 40 empresas nacionais com vistas do mercado euro.
A SIAL é uma grande vitrine e as maiores empresas de alimentos estabelecem grandes contratos e prospectam novos fornecedores. Destacar os orgânicos é uma estratégia de promover o Brasil e seus Biomas, como explica Ming Liu, coordenador executivo do Organics Brasil: "Desde a edição de 2012, a SIAL valorizou o tema de desenvolvimento sustentável com a inserção de área exclusiva de expositores para produtos orgânicos e sustentáveis como um critério de referência no mundo dos negócios. Esse é o reconhecimento dos conceitos do setor de orgânicos, que se vem mostrando em todos os mercados onde os produtos orgânicos e sustentáveis são hoje mainstream, aliada à pegada da segurança alimentar e do consumo de produtos livres de agrotóxicos,as empresas brasileiras naturais, orgânicas e sustentáveis terão certamenteum destaque maior. É importante fazer parte do grupo do Brasil valoriza o mix de opções em alimentos e bebidas e destaca o grande potencial de orgânicos que o Brasil oferece ao mercado internacional".
O setor de orgânicos movimenta US$ 64 bilhões no mundo. No Brasil, o mercado deverá fechar em R$ 2 bilhões em 2014. O mercado interno está em crescimento e as exportações, do grupo de 55 empresas que compõem o Projeto Organics Brasil, têm se mantido estáveis e devem fechar em US$ 150 milhões até o final do ano.
Projeto Organics Brasil - É resultado de uma ação conjunta da iniciativa privada com o IPD (Instituto de Promoção do Desenvolvimento) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), compondo uma sólida base institucional criada para fortalecer o setor brasileiro de orgânicos e viabilizar sua expansão no mercado internacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Organics Brasil