O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participou ne última terça-feira (9/12), no Palácio do Planalto, da assinatura de 21 convênios do edital Redes Ecoforte. Também participaram da cerimônia, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Fundação Banco do Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além dos responsáveis pelos empreendimentos selecionados para a assinatura dos convênios.
As Redes são unidades de produção agroecológica, formadas por cooperativas e associações que atuam com agricultura orgânica e extrativismo de forma sustentável. O Ecoforte está inserido dentro da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), e tem o objetivo de integrar, articular e adequar políticas, programas e ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais.
Para Caio Rocha, secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC/Mapa), que representou o Ministério, esse é um passo fundamental para o desenvolvimento da agroecologia e da produção orgânica no Brasil. "O Mapa tem o compromisso de dar apoio, na execução de suas ações, aos territórios de atuação das redes integradas pelo Ecoforte, buscando interagir o máximo possível com as organizações que fazem parte dessas redes", afirma.
Fonte: Asssessoria de Comunicação do Mapa