Unilever Brasil debate o Empoderamento Econômico da Mulher

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A companhia, que tem 49% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, reuniu especialistas e jovens empreendedoras para debater de forma coletiva a presença feminina no mercado de trabalho. Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil, participou da discussão

 

  
Com o tema “Empoderamento Econômico da Mulher: inclusão, liderança e empreendedorismo”, a Unilever Brasil realizou hoje, no MASP, evento no qual apresentou os resultados do relatório de sustentabilidade da companhia. Para começar a falar sobre a presença feminina no mundo dos negócios e como as empresas podem atuar para transformar essa realidade, Andrea Salgueiro Cruz Lima, vice-presidente global de Dressings da Unilever, abordou as iniciativas da Unilever e das marcas Dove e Brilhante para empoderar mulheres. A executiva, que trabalha na companhia há 25 anos, também falou sobre os desafios e aprendizados para chegar ao topo.

 

“Sou o exemplo vivo de que é possível ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional, sou casada há 22 anos, tenho duas filhas. Eu não comecei na Unilever como trainee - o que poderia ser uma barreira na carreira dentro da empresa - não foi. Sempre me foram oferecidas todas as oportunidades independente de eu ser do sexo feminino ou masculino. A igualdade de gêneros não é só uma questão de humanidade, mas de competitividade. Incentivar que as meninas e mulheres possam conquistar tudo o que desejam e possam progredir na carreira contribui para o desenvolvimento de toda sociedade. A mulher investe cerca de 80% de sua renda no bem-estar da família. A Unilever quer capacitar 5 milhões de mulheres até 2020”, explicou Andrea. Ana Paula Padrão, jornalista, apresentadora e fundadora da Escola de Você, falou sobre o Programa Ciclo Brilhante, desenvolvido em parceria com a Unilever com objetivo de ajudar a empoderar mulheres a terem seu próprio negócio. E, por meio do empreendedorismo, mudar o cenário social no qual ela está inserida.

 

A programação contemplou ainda o painel “Empoderamento econômico da Mulher: inclusão, liderança e empreendedorismo”, do qual participaram Ana Fontes, especialista em empreendedorismo feminino e fundadora da Rede Mulher Empreendedora; Maíra Habimorad, CEO da Companhia de Talentos; Camila Achutti, empreendedora e criadora do blog Mulheres na Computação; Lorrana Scarpioni, empreendedora e fundadora do Bliive. Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil, também participou da discussão e abordou o papel do homem para impulsionar o empoderamento econômico da mulher.

 

Dentre os principais pontos levantados durante o debate, vale destacar:

 

“O homem também cuida da família e o papel dele no empoderamento feminino é muito importante. Pude ver de perto as dificuldades que a minha mulher enfrentou na carreira e sei da força transformadora feminina é impressionante. Precisamos desmistificar a história que o executivo tem que trabalhar 24 horas, 7 dias por semana, a vida em família é fundamental e é preciso ter esse balanço entre vida pessoal e profissional, entre homem e mulher”, afirmou Fernandez.

 

Ana Fontes contou que A Rede Mulher Empreendedora surgiu das próprias dificuldades que ela encontrou quando resolveu começar a empreender. Para ela, a mulher é naturalmente empreendedora mas precisa de apoio, recursos e infraestrutura para se desenvolver.

 

Camila Achutti explicou que criamos um estereótipo que o mundo da tecnologia é restrito àquele garoto jovem, branco, do Vale do Silício que só se interessa por esse assunto. E que isso frequentemente cria uma lacuna entre os gêneros, distancia as mulheres da tecnologia. Ela estudou ciências da computação e resolveu criar o blog Mulheres na Computação para incentivar meninas a se aproximarem desse universo sem medo.

 

Maíra Habimorad lembrou que a vida acontece no dia a dia, a igualdade de gênero pode ser construída com decisões tomadas por nós mesmos, na hora do gestor promover uma mulher que acaba de volta da licença a maternidade, por exemplo.

 

Andrea Salgueiro Cruz Lima também mostrou as principais iniciativas da companhia para incentivar a participação das mulheres no mercado de trabalho. “Além das iniciativas lideradas pelas marcas, como o projeto Ciclo Brilhante e o programa Dove pela Autoestima, colocamos em prática uma série de iniciativas de RH que estimulam a ascensão das mulheres na organização e proporcionam um ambiente inclusivo, no qual homens e mulheres possam desenvolver todo o seu potencial. Também estimulamos a inclusão da mulher externamente por meio de iniciativas institucionais, como a adesão global aos princípios da ONU Mulheres e a participação na campanha #HeforShe, além de sermos membro-fundador Associação Movimento Mulher 360 no Brasil”, destaca Andrea.

 

Abaixo as diferentes iniciativas da Unilever para o Empoderamento Feminino:

 

INICIATIVAS INTERNAS:

Para a Unilever, a responsabilidade de desenvolver programas que fomentem a equidade de gêneros cabe à toda liderança executiva. Por isso, a companhia implementou, de 2010 a 2014, o Comitê de Diversidade, liderado por Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil. O comitê teve o papel de desenvolver iniciativas que promovessem a ascensão das mulheres dentro da organização.

 

Somente ano passado, a companhia aumentou a participação feminina em praticamente todos os níveis hierárquicos e já temos 49,3% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. Hoje, a diversidade, em especial a equidade de gêneros, faz parte da cultura da Unilever e a companhia desenvolveu políticas de RH bastante estruturadas para fomentar a presença feminina na empresa.

 

A flexibilidade no trabalho, parte central do programa de Wellbeing da companhia, também é um conceito importante para fomentar o aumento da presença feminina no ambiente corporativo. A política possibilita ao colaborador organizar a agenda de maneira a equilibrar a vida profissional e pessoal. O conceito, que inclui home office e horário flexível de entrada, permite que as pessoas planejem a vida familiar de maneira mais equânime. Soma-se a isso, a licença maternidade de seis meses e o berçário para crianças entre 0 e 2 anos.

 

INICIATIVAS INSTITUCIONAIS:

 

Campanha #HeForShe - http://www.heforshe.org/unilever 

Lançado pela ONU Mulheres em setembro de 2014, o movimento HeForShe é um esforço global para envolver os homens na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir o seu potencial. Grandes líderes empresariais foram convidados a atuar como “Impact Champion” da campanha, assumindo a tarefa de disseminar a igualdade de gêneros dentro e fora do ambiente de trabalho. Na ocasião, Paul Polman, presidente global da Unilever, aderiu à iniciativa. Quando a campanha foi lançada oficialmente no Brasil, em junho de 2015, Eduardo Reis, vice-presidente de Recursos Humanos da Unilever, assinou o termo de compromisso e de adesão ao programa. Desde então, a companhia trabalha com a ONU Mulheres para promover os direitos das mulheres, igualdade de gênero, oportunidades de trabalho e criar iniciativas concretas em toda a cadeia de valor da empresa.

 

Associação Movimento Mulher 360 - www.movimentomulher360.com.br

Lançada em outubro de 2015, a Associação Movimento Mulher 360 está alinhada com os sete Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres e tem como objetivo estimular a equidade de gênero nas empresas. A associação, uma evolução do Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher - iniciativa liderada pelo Walmart e lançada em 2011 -  é formada por diversas empresas, entre elas a Unilever. A estratégia de criar uma associação empresarial independente e sem fins lucrativos para incentivar o empoderamento feminino e fomentar o desenvolvimento econômico da mulher é inédita no mundo.

 

INICIATIVAS  DAS MARCAS

A Unilever também fomenta o empoderamento feminino por meio das marcas Brilhante, Dove e Seda.

 

Programa Ciclo Brilhante

Com o objetivo de empoderar mulheres e incentivá-las a abrir ou aperfeiçoar o próprio negócio, a marca Brilhante lançou, em maio de 2015, o Programa Ciclo Brilhante. Respaldado no grande interesse das mulheres em ter o próprio negócio, o Programa foi dividido em três fases: módulo Escola de Você (plataforma online de cursos de empoderamento feminino); Escola Brilhante (plataforma online de cursos sobre empreendedorismo) e Hora de Brilhar (treinamento e acompanhamento de 10 empreendedoras). O programa Ciclo Brilhante já alcançou mais de 50 mil mulheres. Em 2016, a marca reafirma seu compromisso com o empoderamento feminino e visa impactar a vida de mais e mais mulheres, tanto por meio da continuidade do Programa Social Ciclo Brilhante, quanto pela veiculação de sua nova Campanha “É hora de Brilhar” que reforça a proposta da marca.

 

Dove pela autoestima

A marca Dove foi pioneira em trabalhar a autoestima feminina como posicionamento e é reconhecida por inspirar as mulheres a alcançarem todo seu potencial de beleza e bem-estar. Em 2004, a marca lançou a "Campanha pela Real Beleza", que convidava mulheres do mundo todo a se sentirem bem consigo mesmas, e desde então, Dove segue fomentando a reflexão sobre os padrões de beleza. Como parte da evolução desse posicionamento, a marca lançou a sua missão social: melhorar a autoestima de milhões adolescentes ao redor do mundo. Os projetos da missão social de Dove acontecem desde 2013 e já impactaram mais de 30 mil pessoas no Brasil. Para mais informações sobre o programa, acesse: http://selfesteem.dove.com.br/

 

SOBRE A UNILEVER

A Unilever é uma das líderes mundiais na comercialização de produtos alimentícios, de limpeza doméstica e de cuidados pessoais, com vendas em mais de 190 países, alcançando 2 bilhões de consumidores por dia que consomem as mais de 400 marcas disponíveis em seu portfólio de produtos. No mundo, a companhia tem 169 mil funcionários e gerou vendas de €53.3 bilhões no ano de 2015.

 

A companhia tem um propósito simples – tornar a sustentabilidade parte do dia a dia de todos. Por isso, em 2010, anunciou o Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP) no qual a empresa tem como visão gerar crescimento para o negócio, enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto social positivo.

 

A Unilever é a primeira empresa no ranking de seu setor no Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2015. Encabeçou a relação de Líderes Globais em Sustentabilidade Corporativa na pesquisa anual GlobeScan/SustainAbility 2015 pelo quinto ano consecutivo, e em 2015 foi eleita a empresa de bebidas e alimentos mais sustentável no Behind the Brands Scorecard, da Oxfam.

 

No Brasil há 87 anos, os produtos da Unilever são encontrados em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Arisco, Axe, Becel, Brilhante, Cif, Close-Up, Comfort, Dove, Fofo, Hellmann’s, Kibon, Knorr, Lifebuouy, Lux, Maizena, OMO, Rexona, Seda, TRESemmé, VIM, entre outras.

 

Como reconhecimento de suas iniciativas, em 2015, a Unilever Brasil foi eleita a melhor empresa do Setor de Bens de Consumo e a melhor empresa em Governança da Sustentabilidade, pelo Guia Exame de Sustentabilidade, a melhor na categoria Responsabilidade Social e Meio Ambiente, pela Melhores da Dinheiro e a melhor na categoria Indústria, pela Época Empresa Verde entre outros prêmios recebidos no decorrer do ano. Como resultado destas iniciativas, a Unilever Brasil foi reconhecida como a empresa Mais Desejada no LinkedIn pelos brasileiros.

 

A operação brasileira tem papel fundamental no cumprimento dessa meta e seus avanços estão reportados no Relatório de Sustentabilidade 20145. Para conhecer os avanços da Unilever em todos os pilares do Plano de Sustentabilidade, acesse:

https://www.unilever.com.br/sustainable-living-2015/

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unilever 


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